A leitura atenta do texto permite afirmar que a) se trata de soneto em versos decassílabos e que, portanto, escapa, em alguma medida, à forma e à temática do Barroco. b) a temática da mitologia clássica – Amor, ou Eros, presente nos dois primeiros quartetos – é o que caracteriza o soneto acima como Barroco. c) a recorrência do pronome "quem", ao longo dos dois primeiros quartetos, que culmina na última estrofe, revela as contradições típicas do Barroco. d) o fato de o eu lírico dirigir-se a "Fábio" e de fazer-lhe recomendações, na forma de soneto, assevera sua matriz contraditória e, portanto, barroca. e) a oposição entre fazer apenas o possível, de um lado, e fazer o impossível, de outro, confere feição barroca ao poema, pontilhando-o de antíteses.
Respostas
Resposta:
Sobre o soneto de Grgório Matos Guerra, a leitura do texto nos permite afirmar que: A oposição entre fazer apenas o possível de um lado e fazer o impossível, de outro, confere feição barroca ao poema, pontilhando-o de antíteses.
A principal característica dos poemas barrocos, é a forma expressiva com que os autores proferem suas ideias. Mesmo sendo em sonetos pequenos como o de Gregório Matos Guerra, podemos ver que há um exagero no uso de figuras de linguagem como a antítese, que traz uma contradição de ideias ao texto.
Ao mesmo tempo a feição dramática diante de um fato, também é explorada por Gregório, nos mostrando mais uma característica do movimento barroco na literatura.
Explicação:
espero ter ajudado!!
Resposta:
Letra E
Explicação:
Antíteses é uma das características do barroco.