PERGUNTA 3 Na Amazônia os povos tradicionais não indígenas possuem um modo de vida baseado na atividade extrativista, seja ela aquática ou florestal, vivendo grande parte nas margens de rios, igarapés, várzeas e lagos (NASCIMENTO et al., 2013). Considerando o fragmento de texto acima apresentado, assinale a alternativa INCORRETA: a. O rio constitui a base de sobrevivência dos ribeirinhos, fonte de alimento e via de transporte, graças, sobretudo, às terras mais férteis de suas margens. b. Esses povos possuem estreita relação com os rios nos quais tem muito mais que o alimento, tem todo um complexo cultural forjado nas suas múltiplas relações que com ele estabeleceram ao longo da ocupação de suas margens como localização estratégica e da consolidação das comunidades como forma de organização social. c. Os povos tradicionais amazônidas são exclusivamente os ribeirinhos, que vivem do extrativismo – da caça, pesca e coleta de vegetais da floresta. d. São povos que aprenderam por meio do uso dos recursos naturais e das relações sociais a conviver com o rio, a floresta, fazendo destes, elementos de representações de sua própria vida, as identidades coletivas. e. O ribeirinho também está inserido entre os povos tradicionais da Amazônia, cujo termo refere-se àquele que anda pelos rios.
Respostas
respondido por:
13
Alternativa correta.
c. Os povos tradicionais amazônidas são exclusivamente os ribeirinhos, que vivem do extrativismo – da caça, pesca e coleta de vegetais da floresta.
Dentre as opções, a letra C encontra-se incorreta, pelo fato de que os ribeirinhos não representam os únicos povos tradicionais, no sentido de que existem outros povos, como pescadores e pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros, peconheiros, representando uma grande diversidade nesta região.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás