a trajetória de Napoleão Bonaparte, juntamente com as ações que levaram à construção e o fim do seu Império.
Respostas
Resposta:
“Soldados da França! Do alto dessas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam!”. Essa frase, dita por Napoleão Bonaparte aos seus soldados durante a Batalha das Pirâmides, no Egito, em junho de 1798, é uma das muitas frases de efeito que o líder francês proferiu ao longo de sua vida. Napoleão foi uma das figuras mais emblemáticas da história humana.
Explicação:
:)
Resposta: Napoleão iniciou seus estudos com 10 anos de idade, e se ingressou no colégio militar de Brienne, na França. Em 1784 entrou para a Escola Real Militar de Paris, onde começou sua carreira. Aos 16 anos de idade, já era subtenente de artilharia.
Napoleão marcou presença na Revolução Francesa, inicialmente contra ela. Fiel à monarquia e à disciplina militar, condenou a insurgência popular, mas aos poucos, os soldados de seu destacamento começaram a juntar-se aos patriotas na defesa dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, e então, Napoleão mudou de lado e entrou para o partido dos jacobinos. Nessa época, já realizava missões secundárias pelo interior da França.
Ainda em 1793, Napoleão teve sua grande oportunidade em Toulon. A cidade se rebelou contra o novo governo republicano do país. O comandante da artilharia local foi ferido na batalha e Napoleão assumiu o comando. Derrotou os revoltosos, sendo nomeado general de brigada, com apenas 24 anos.
No dia 4 de outubro de 1795, Napoleão vence mais uma batalha, na revolta dos partidários da monarquia. Em consequência recebe nova patente, é nomeado comandante do Exército Francês.
Dois dias depois de casado, Napoleão partiu para a guerra na Itália, onde revela seu extraordinário gênio militar. No comando do exército, derrotou as tropas da Itália e da Áustria, derrubando os velhos regimes monárquicos e obtendo importantes conquistas territoriais para a França. Em 1799, os girondinos (partido da alta burguesia) aliaram-se a Napoleão e juntos deram um golpe derrubando o Diretório, no chamado “golpe de 18 Brumário” (9 de novembro de 1799).
Napoleão é nomeado Primeiro Cônsul, depois Cônsul Vitalício. Em 1804, aclamado pelo povo e sagrado pelo papa, Napoleão se nomeou Imperador da França. Napoleão foi coroado na catedral de Notre-Dame, com o título de Napoleão I. Nesse mesmo ano, foi promulgado o Código Civil Napoleônico, inspirado no direito romano.
Sem filhos para sucedê-lo, separa-se de sua esposa Josefina, e casa-se com Maria Luísa da Áustria, que enfim teve um filho, mas que teve uma vida breve.
Como imperador da França, Napoleão implantou uma ditadura sem disfarce, voltada para o atendimento e defesa dos interesses da burguesia. As liberdades políticas, individuais e de pensamento foram aniquiladas. Tudo estava sob seu controle. Tentando transformar a França em uma potência industrial e destruir a prosperidade britânica, Napoleão entrou em guerra com várias coligações militares lideradas pela Inglaterra.
Em pouco tempo, seu exército conquista a Itália, os Países Baixos, a Polônia e vários principados da Alemanha. Em 1806, na tentativa de arruinar a Inglaterra, decreta o Bloqueio Continental. Em 1808, usurpa o trono espanhol e nomeia seu irmão José Bonaparte como rei da Espanha.
Em 1812, com mais de 600 mil homens, Napoleão invade a Rússia, mas encontra Moscou incendiada. Sem a base de apoio, enfrenta um inverno rigoroso e a resistência do povo. Vencido, retira-se.
Em 1814, forças militares de vários países, liderados pela Inglaterra, invadem a França, chegam a Paris e obrigam Napoleão a abdicar do trono francês e o levam para a ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo. Em 1815, Napoleão foge de Elba, entra em Paris e é aplaudido pelo povo e pelas tropas. Reassume o poder e governa por cem dias. Em junho de 1815, seu exército é definitivamente derrotado, na batalha de “Waterloo”, por tropas estrangeiras coligadas e comandadas pelo inglês Wellington. Napoleão foi preso e enviado para a ilha de Santa Helena, uma colônia inglesa localizada no sul do Atlântico, no qual faleceu no dia 5 de maio de 1821, depois de 6 anos de exílio.
Espero ter ajudado, e bons estudos ;)
Obs: pfv não se esqueça de colocar essa resposta como a melhor ;)