ao longo da história diversos movimentos longo da história diversos movimentos tiveram impactos modeladores das relações de trabalho e da inserção do indivíduo no mundo do trabalho entre esses movimentos destacam-se o modelo da Administração Científica e o movimento da escola de relações humanas como a Revolução Industrial inicia-se em finais do século 18 o trabalho artesanal nas oficinas e foi substituído pelo trabalho assalariado e afecções para eles exerçam suas funções o crescimento econômico foi marcante Porém para os trabalhadores as mudanças tiveram aspectos bastante negativos levando a exploração e o alienação do trabalhador no processo produtivo
Respostas
Resposta:
Ao longo da história, diversos movimentos tiveram impactos modeladores das relações de trabalho e da inserção do indivíduo no mundo do trabalho. Entre esses movimentos, destacam-se o modelo da Administração científica e o movimento da Escola das Relações Humanas. Com a Revolução Industrial, iniciada em finais do século XVIII, o trabalho artesanal nas oficinas foi substituído pelo trabalho assalariado nas fábricas. A utilização das máquinas no processo de produção não exigiam dos operários grandes aptidões para o exercício de suas funções. O crescimento econômico foi marcante, porém, para os trabalhadores, as mudanças tiveram aspectos bastante negativos, levando à exploração e à alienação do trabalhador no processo produtivo (VECCHIO, 2008).
WALDECIRIA, Souza da Costa. Psicologia Organizacional. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Isto posto, analise as seguintes afirmações:
I) Ambos os movimentos, sendo o da administração científica como também o da Escola das Relações Humanas foram marcantes na história da administração e do trabalho, sendo responsáveis por profundas mudanças no modo de produção das sociedades capitalistas.
II) Apenas com a Revolução industrial o trabalho humano era realizado por pessoas que detinham a posse de seus instrumentos de trabalho e dominavam todo o processo de produção.
III) Mesmo com a Revolução Industrial, iniciada em finais do século XVIII, o trabalho artesanal nas oficinas se manteve quase que intocável por alguns anos.
IV) A utilização das máquinas no processo de produção não exigiam dos operários grandes aptidões para o exercício de suas tarefas.
V) O crescimento econômico foi marcante, porém, para os trabalhadores, as mudanças tiveram aspectos bastante negativos, como ressaltaram Adam Smith e Karl Marx, levando à exploração e à alienação do trabalhador no processo produtivo (VECCHIO, 2008).
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, IV e V apenas.
Explicação: página 30 e 31 do livro