• Matéria: Geografia
  • Autor: rapozadenoverabo9
  • Perguntado 4 anos atrás

Então, a era moderna é uma era obtusa de carnificina, guerra e opressão, tipificada pelas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, pela nuvem de fumaça nuclear sobre Hiroshima e pelas manias sangrentas de Hitler ou de Stalin? Ou é uma era de paz, simbolizada pelas trincheiras nunca cavadas na América do Sul, as nuvens de cogumelo que nunca apareceram sobre Moscou e Nova York e as visões serenas de Mahatma Gandhi e Martin Luther King? Para satisfazer otimistas e pessimistas, podemos concluir dizendo que estamos no limiar do céu e do inferno, movendo-nos nervosamente dos portões de um para a antessala do outro. A Primeira Guerra Mundial ocorreu a partir da formação de dois grandes blocos
a) contrapostos por razões ideológicas entre a defesa de jovens repúblicas e a manutenção de tradicionais monarquias imperiais.
b) motivados por questões imperialistas e compostos inicialmente por três potências de cada lado, número que, no entanto, se expandiu consideravelmente ao longo da guerra.
c) constituídos, de um lado, por países que possuíam colônias na África e, de outro, por aqueles que pretendiam adquiri-las.
d) organizados em função do desenvolvimento tecnológico que detinham e que separava os que já haviam passado pela Revolução Industrial e os que eram essencialmente agrários.
e) polarizados em torno de grandes lideranças carismáticas e personalistas existentes nos dois lados do conflito, que se colocavam como líderes mundiais​

Respostas

respondido por: belinha15vieira
2

Resposta:

B)

Explicação:

Motivados por questões imperialistas e compostos inicialmente por três potências de cada lado, número que, no entanto, se expandiu consideravelmente ao longo da guerra.

Perguntas similares