GENTE ME AJUDEM PFV!
O Leão Apaixonado.
Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daquele e disse ao leão que era uma honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu concordava:
- É uma honra, meu senhor. Mas que dentões o senhor tem! Que garras compridas!Qualquer moça ia ficar com medo. Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras.
O leão apaixonado foi correndo fazer o que o outro tinha mandado; depois voltou à casa do pai da moça e repetiu seu pedido de casamento. Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de casa.
Moral: quem perde a cabeça por amor, sempre acaba mal.
Na história, o leão, completamente apaixonado, desconsiderou que ficaria desprotegido ao tirar seus dentes e cortar suas garras, e acabou sendo vencido pelo lenhador. Esta é uma fábula engraçada, que traz o ensinamento de que ficar bobo de amor pode não ser positivo.
Outra moral de vida do Leão Apaixonado é que o que pela força se consegue, pela força se perde. No caso, o leão mostrou-se irritado, tentando convencer o lenhador a deixar sua filha casar. No fim, acabou por ser derrotado pelo lenhador.
Questões:
01. O problema, na história, é resolvido quando:
(A) O leão se apaixonou pela filha do lenhador.
(B) O leão se deixou arrancar os dentes e a cortar as suas garras.
(C)O lenhador concordou com o pedido de casamento do leão.
(D)A moça ficou com medo do futuro marido
02. De acordo com a fábula, qual foi o pedido que o leão fez ao camponês?_________________________________________________________________________
03. Como o camponês tinha muito medo do leão, qual foi a resposta dele?___________________________________________________________________________
04. Contente da vida o leão concordou. Feito isso, ele volta a fazer seu pedido, qual foi a resposta do camponês?___________________________________________________________________________
05. Em “Um Leão pediu a filha de um camponês em casamento”, por que foi usado o artigo indefinido “um” antes da palavra “leão” e “camponês”?___________________________________________________________________________
06. Em “O Pai, desgostoso por não poder dizer não” que palavra revela uma característica
(adjetivo) do pai?___________________________________________________________________________
07. Na frase “Mauro é o cara, pois resolveu todas as questões de Português”, quanto ao artigo grifado, marque a resposta certa:
( ) Mauro é um cara desconhecido, já que foi usado um artigo definido;
( ) O uso do artigo indefinido traz à frase um sentido de definição quanto ao Mauro; ( ) Nessa frase, o artigo definido no trecho “o cara” revela que Mauro é uma pessoa que se destaca por ter conseguido resolver as questões;
( ) O artigo “o” classifica-se como indefinido.
08. Você concorda com a moral da história, ou daria outra moral? Qual?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1) (B) O leão se deixou arrancar os dentes e a cortar as suas garras.
2) O leão tinha pedido para se casar com a filha do lenhador, pois estava apaixonado por ela.
3) Que "concordaria" com o leão, porém com a condição de que arrancasse suas garras e dentes para não assusta-la.
4) O lenhador então após ver o leão sem suas mortais garras e dentes, negou o pedido do leão vendo que ele não tinha como o machucar.
5) Porque, não se foi mencionado especificamente quaisquer um dos dois, ou seja, a intenção dele era apenas a fábula, então não havia necessidade de mostrar como eram as personagem e assim por diante.
6) O termo "desgostoso", em razão de que o mesmo trás o significado de triste, com desgosto, etc. Ou seja, isso é um adjetivo, é o que da qualidade a personagem nessa frase.