Eu te amo, bicho Qual é o melhor amigo do homem? Apesar de o ditado popular ter consagrado o cachorro como dono desse título, esse é o tipo de questão que depende da preferência de cada um. Mas, quando falamos do nosso amigo mais antigo, não cabe discussão: o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão. Ou, para ser mais preciso, um ancestral comum dos lobos e cachorros atuais. A relação começou na pré-história, há cerca de 30 mil anos, em diferentes partes do mundo – como China, Europa e América do Norte. Era uma troca: os cachorros ganhavam comida, e os humanos, proteção. Com o tempo, o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies de animais de estimação. Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos. De cada 100 famílias, 62 abrigam algum animalzinho, enquanto só 36 têm crianças, segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013. E essa relação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente: “O convívio com animais produz um efeito antiestresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta as chances de sobrevida para quem tem problemas cardíacos. Além disso, eleva as possibilidades de interação social”, explica a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Carine Redígolo, estudiosa do comportamento animal. A ligação entre os humanos e os bichos é tão poderosa que chega a interferir nos nossos hormônios. Pesquisadores da Universidade de Azabu, no Japão, descobriram que basta uma simples troca de olhares entre o cão e o dono para aumentar o nível da ocitocina – a substância que ajuda a formar os laços entre mães e filhos. Se você gosta de animais, conhece na prática essas descobertas da ciência. Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas formas. [,,, ]Revista Todos – A vida é feita de histórias. Qual é a sua? – Outubro/Novembro, p.14. 1.1 – Em todas as alternativas, são apresentados, à luz da ciência, os benefícios advindos da relação do humano com o cão, EXCETO em: *
Registra-se uma opinião no trecho: *
a) “[…] o primeiro animal a ser domesticado foi mesmo o cão.”
b) “Com o tempo, o vínculo se aprofundou e se estendeu às várias outras espécies ”
c) “Hoje, no Brasil, é mais comum ter bichos do que filhos.”
d) “Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas […]”
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
B
Explicação:
respondido por:
0
Existe uma opinião no texto presente no trecho:
d) “Interagir com essas criaturas amorosas enche nossa rotina de alegria, das mais variadas […]”
A opinião destacada no texto
Segundo este texto do artigo de opinião, temos que o autor evidencia sobre a relação dos seres humanos com os animais, tal qual o cachorro e os gatos.
Ele também traz dados do IBGE, sobre as famílias e os bichos, onde muitas possuem mais os animais do que os filhos.
Nos artigos de opinião, os autores defendem seus próprios pontos de vista acerca de algum pensamento, fato ou acontecimento.
Em um texto opinativo, o autor tentará persuadir o leitor com base nas suas opiniões.
Veja mais sobre a opinião em
https://brainly.com.br/tarefa/49281714
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás