Em uma sala iluminada, em um museu da Universidade de Oxford, quatro membros da tribo Maasai - da África Oriental - estão inspecionando uma pequena peça. Os Massai afirmam que é um bracelete, um orkatar. Eles falam entre eles, na língua maa, sobre o uso do bracelete. "Isso é algo que não pode ser vendido ou dado", afirma Yannick Ndoinyo, ancião de Loliondo, norte da Tanzânia. O orkatar simboliza a morte de um pai e é uma forma de herança que passa de geração a geração. Como esse bracelete chegou a Oxford? Talvez tenha sido roubado do dono original ou dado sob coação. De acordo com o banco de dados, foi "doado" ao museu em 1904 por Alfred Claud Hollis, um administrador colonial da África Oriental Britânica.
Com base nos conceitos de identidade e patrimônio cultural, desenvolvidos e discutidos a partir da segunda metade do século XX, a resolução do problema exposto no texto-base pode ocorrer por meio da
A) reprodução do ornamento e da doação da cópia para a família nativa.
B) digitalização do acervo e da manutenção de um website na internet.
C) venda do objeto e da garantia de compensação monetária para a população local.
D) a devolução do patrimônio e de sua preservação em um local apropriado no país de origem.
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B) digitalização do acervo e da manutenção de um website na internet.
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