Pedro é funcionário público há 10 anos e atualmente foi transferido para trabalhar como gestor junto à secretaria de saúde do município de Prata Fina. Essa secretaria vem passando por uma situação em que a equipe não se encontra comprometida e coesa e para tanto sabe que precisa de uma equipe 100% engajada, já que são muitas demandas nesta secretaria devido a pandemia da Covid-19. Pedro possui diversas habilidades como gestor de pessoas e com esse conhecimento poderá auxiliar de maneira efetiva de forma a garantir o cumprimento das demandas desta secretaria com sucesso, bem como, em todos esses anos de atuação como servidor público sempre buscou ter os princípios norteadores da gestão pública como seu guia para o desempenho do trabalho. Atividade: Neste sentido e com base na situação hipotética apresentada cite ao menos uma ação, explicando como a gestão de pessoas pode auxiliar Pedro de maneira efetiva no sentido de garantir os princípios da legalidade, impes
Respostas
Segue um exemplo de ação que mostra como a Gestão de Pessoas pode auxiliar Pedro na realização dos projetos da Administração Pública:
uso do Feedback.
Na prática, o Feedback é uma ferramenta administrativa (usada pelos gestores) que tem o objetivo de avaliar o trabalho dos seus colaboradores.
Desse modo, Pedro pode avaliar os trabalhos e resultados de cada colaborador da Secretaria de Saúde do município de Prata Fina e, nesse sentido, passar elogios e críticas construtivas para o alcance de melhores resultados para a Administração Pública.
Siga firme na direção dos seus sonhos!
Resposta:
Explicação:
Pedro deve realizar uma pesquisa de clima organizacional, a ação do Trabalho em equipe. Um bom começo, principalmente em virtude do seu grau de relevância no âmbito da gestão municipal, é entender quais os principais aspectos que foram observados na contratação dos membros de sua equipe, concursados antigos e recém nomeados sem experiências. Partindo desse princípio, após realizar uma entrevista individual, mensurar equilíbrio e rendimento de cada um, buscar insumo necessário para motivar e alinhar sua equipe, se caso houver necessidade, mesclar experiêntes com novatos, valorizando o trabalho do concursado para que o mesmo não seja desmotivado, mas se sinta inserido e importante para a execução daquele projeto, dando a ele voz, ouvindo-o e deixando-o opinar. Um bom exemplo é a criação de células, subgrupos interligados, onde concursados possam contribuir de forma participativa como líderes desses subgrupos, trazendo seus relatórios de trabalho e idéias para futuros projetos, sempre obedecendo a uma ordem hierárquica, onde Pedro é o gestor.