PERGUNTA 1
Fato e norma possuem uma relação lógica entre si, uma lógica responsável por criar __________ sociais. Definimos como ___________ uma série de elementos ligados ao costume e/ou as ideias, sendo sempre baseadas em ___________. A partir dela, derivam _______________ que podem ou não manifestar modos comportamentais mais universais, mas que sempre procuram fomentar protocolos de conduta socialmente aceitos.
Escolha, na listagem abaixo, os termos que preenchem corretamente as lacunas.
a.
prescrições – normas – valores - fatos
b.
valores – fatos – normas – prescrições
c.
valores – normas – fatos – prescrições
d.
prescrições – normas – fatos – valores
e.
prescrições – fatos – valores – normas
2 pontos
PERGUNTA 2
Quando se discute a ética e a moral, abre-se um campo de pensamento relativo aos juízos de valores. Trata-se de compreender que, quando nos deparamos com uma situação complicada na qual devemos tomar uma decisão que pode colocar em risco a nós mesmos ou a os outros, devemos estar imbuídos de um método, de ferramentas ou de preceitos para a tomada da decisão. Diante de uma situação, julgamos a melhor opção a partir de um conjunto de valores. Mas, esses valores podem tanto ser pessoais e individuais quanto universais.
De acordo com seus conhecimentos sobre o tema, assinale a opção correta:
Existem morais chamadas práticas, que se baseiam, em geral, em processos indutivos de julgamento. Ou seja, a partir de experiências já vivenciadas, seria possível extrair princípios gerais capazes de orientar juízos futuros.
A revolução científica moderna operou mudanças também no pensamento filosófico. Com isso, a moral, que até então tinha como princípio fundador o divino, passa a fundamentar-se na razão.
Uma das formulações modernas da moral é ter como juízo valorativo a maior utilidade das ações. A partir desse pensamento, conhecido como utilitarista, os valores são sempre definidos pelos preceitos religiosos.
Todos os teóricos, apesar das divergências em alguns pontos, concordam que os juízos de valores devem sempre basear-se na universalidade divina.
a.
Todas estão corretas.
b.
I e II estão corretas.
c.
I, II e IV estão corretas.
d.
II e IV estão corretas.
e.
II e III estão corretas.
2 pontos
PERGUNTA 3
Os temas da ética e da moral sempre estiveram presentes nas discussões em torno da educação. Mas a compreensão do que esses dois termos de fato designam se modifica ao longo do tempo, estabelecendo o debate profícuo para o campo educacional. Diversos teóricos pensaram a moral e a ética a partir de perspectivas diversas, ora afirmando-as como uma mesma coisa, ora postulando sua radical diferença.
De acordo com seus conhecimentos sobre o tema, assinale a opção correta:
Para André Lalande, interessa estudar a moral, mais do que a ética. Pois aquela é capaz de estabelecer uma série de regras pré-concebidas capazes de dar conta da complexidade das ações humanas.
John Dewey dava à moral um estatuto de cientificidade tal qual o das ciências humanas, pois acreditava na importância do caráter reflexivo na tomada de decisões em prol da sociedade e do outro, sem se basear em valores absolutos, mas sim no julgamento de valores.
O filósofo Descartes pretendia construir uma moral universal e verdadeira. Mas acreditava não ser ainda possível confiar cegamente em um método ainda em construção. Por esse motivo, estabeleceu a ideia de uma moral provisória, que poderia ser revista.
Um autor mais contemporâneo, Maffesoli, acredita ser mais interessante o pensamento da ética do que da moral. Sua justificativa seria a possibilidade de se pensar os modelos de conduta grupais que se distanciam de uma moral universal.
a.
II, III e IV estão corretas.
b.
I, III e IV estão corretas.
c.
Todas estão corretas.
d.
I e IV estão corretas.
e.
III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
c) valores – normas – fatos – prescrições
b) I e II estão corretas.
c) Todas estão corretas.
espero ter ajudado
1- Prescrições - Normas - Fatos - Valores (D); 2- I e II estão corretas (B) e 3- II, III e IV estão corretas (A).
Na filosofia da moral e os estudos éticos, há uma preocupação com o homem e como ele se relaciona com os valores, as normas e com os princípios sociais que os cerca. Desse modo, pergunta-se como a ética reflete em suas ações voltadas para a sociedade.
O homem pode agir de acordo com o seu desejo ou a sua necessidade. Pode, também, agir em prol da vida virtuosa e dos limites, mas pode agir conforme o seu dever como cidadão e pessoa.
Assim, a ética e a filosofia da moral são artimanhas para ajudar o homem no agir correto e na responsabilidade com o próximo, à medida que possibilita a reflexão da ação individual e coletiva e suas consequências. A moral, por si só, está designada a conceber valores individuais e se desenvolve a partir da antagonia bem e mal.
A ética, por sua vez, diz respeito à ciência que estuda o comportamento humano para se estabelecer regras do agir ideal. Assim, traz em si uma necessidade de se valer de leis universais quanto à ação humana.
Assim, ética e moral são temas discutidos inclusive na atualidade, pois inclusive pedagogos estão interessados em conceituar ética e moral. A maioria dá ênfase à ética, pois a concebe como epistemologia que parte de ideias pré-concebidas, a fim de criar uma regra válida a todos, portanto, universal.
Link: brainly.com.br/tarefa/43602874