• Matéria: Sociologia
  • Autor: jaqdinizox2g1k
  • Perguntado 4 anos atrás

O Manifesto comunista (1848) traz consigo uma grande crítica social, pois:



I. No contexto da Revolução Industrial, denuncia as jornadas excessivas de trabalho nas linhas de produção, muitas vezes de dez, doze ou quatorze horas de trabalho, sem direitos trabalhistas.

II. Revela os abusos de uma sociedade patriarcal, na qual a mulher estava sujeita a uma excessiva dominação sem possuir direitos.

III. O Manifesto comunista (1848) expõe a grande precariedade do trabalho, inclusive de crianças.

IV. O Manifesto comunista (1848) é uma análise favorável à Revolução Industrial por considerá-la um momento de grandes reformas e benefícios sociais, por exemplo, a conquista da diminuição da jornada diária de trabalho de doze para dez horas e o voto universal, embora apenas para os homens.



São corretas as afirmativas:


II e IV.


I, II e III.


II, III e IV.


Todas as afirmativas.


I, III e IV.

2 pontos

PERGUNTA 2

A partir de leitura do capítulo I, “Burgueses e Proletários”, da obra O Manifesto comunista de Marx e Engels, analise os enunciados e os classifique como verdadeiros (V) ou falso (F).



I. A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não suplantou os velhos antagonismos de classe. Ela colocou no lugar novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta.

II. A época da burguesia caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.

III. A pequena burguesia industrial suplantou os mestres das corporações; a divisão do trabalho entre as diferentes corporações desapareceu diante da divisão do trabalho dentro da própria oficina.

IV. O desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de comunicação por terra reagiu, por sua vez, sobre a extensão da indústria, e, à medida em que a indústria, o comércio, a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Média.



Assinale a alternativa correta.


V, F, V, F


V, F, V, V


F, V, F, V


F, F, F, F


V, V, V, V

2 pontos

PERGUNTA 3

Segundo Marx e Engels, “Com o desenvolvimento da burguesia, isto é, do capital, desenvolve-se também o proletariado” (MARX, ENGELS, 199, p. 18). Acerca do proletariado, de acordo com os sociólogos, é correto afirmar:


Proletariado é o termo usado para definir a classe dominante. O proletário consiste daquele que possui todos os meios de vida fora da sua força de trabalho, não dependem, por exemplo, das suas aptidões para sobreviver.


Por proletariado entendemos a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social e empregadores do trabalho assalariado, em contraposição aos burgueses, ou seja, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver.


O proletariado é a classe social que detém e controla os meios de produção. Domina os burgueses e tudo o que ligado à política, bem como a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.


O proletariado submeteu o campo à cidade. Criou grandes centros urbanos, aumentou prodigiosamente a população das cidades em relação à dos campos e, com isso, arrancou uma grande parte da população do embrutecimento da vida rural. Do mesmo modo que subordinou o campo à cidade, os países bárbaros ou semibárbaros aos países civilizados, subordinou os povos camponeses aos povos proletários.


É a classe dos operários modernos, só podem viver se encontrarem trabalho, e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital. Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro, em consequência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.

Respostas

respondido por: rodrigodias30
0

Resposta:

Pergunta 1: I, II, III

Pergunta 2: V, V, V, V

Pergunta 3: É a classe dos operários modernos, só podem viver se encontrarem trabalho, e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital. Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro, em consequência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.

Explicação:

Perguntas similares