• Matéria: Filosofia
  • Autor: daianealmeida633
  • Perguntado 4 anos atrás

Mas como podemos lidar com tantas informações negativas e tristes? Talvez a filosofia possa nos auxilia nessa reflexão. Faça uma busca na internet sobre os principais pensadores que buscaram respostas para essa reflexão sobre a morte. Coloque sua opinião sobre o tema. *

Sua resposta

Enviar


Respostas

respondido por: danielels987
0

Resposta:A morte na visão de seis filósofos

Tendo como base o artigo "O ciclo da vida", escrito por Lya Luft para a revista VEJA 2388, de 27 de agosto de 2014, no plano de aula "Discussão acerca da morte a partir de Platão, Sócrates e Epicuro"

POR:

NOVA ESCOLA

07 de Março | 2018

De Platão (428-347 a.C.) a Heidegger (1889-1976), a tradição filosófica é repleta de teorias e ensinamentos sobre a morte, tema tão amedrontador quanto instigante. Schopenhauer (1788-1860), um dos mais ilustres pensadores alemães do século 19, chega ao ponto de afirmar que "a morte é a musa da filosofia" e, por isso, Sócrates definiu a filosofia como "preparação para a morte". Sem a morte, seria mesmo difícil que se tivesse filosofado.

O parentesco entre o exercício filosófico e a experiência da morte aparece em destaque em um dos mais belos diálogos platônicos: o Fédon - dedicado ao tema da imortalidade da alma. Escrita em 360 a.C., a obra seminal de Platão narra os últimos momentos da vida de Sócrates, instantes antes de tomar cicuta em cumprimento da pena capital à qual fora condenado pelas autoridades atenienses. Relembre com a turma tal episódio, discutindo a escolha do filósofo, que prefere a morte a ter que pautar sua vida em critérios e valores definidos pelas leis da pólis.

Explicação:


daianealmeida633: obrigada
Perguntas similares