Respostas
Resposta:
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Explicação:
Resposta:
A Inglaterra foi precursora da Revolução Industrial devido a diversos fatores, como a sua localização privilegiada: fato do país ser uma ilha e estar rodeado pelo oceano facilitava a exploração dos mercados ultramarinos. Além disso, os Atos de Navegação de 1651 permitiram que a nação controlasse as rotas comerciais e marítimas do mundo, possibilitando, assim, que a burguesia acumulasse capital e pudesse investir em pesquisas e máquinas, além de aperfeiçoar o seu método de produção.
Outra medida que contribuiu para o pioneirismo inglês foi a Lei dos Cercamentos, que provocou um grade deslocamento das massas camponesas - expulsas de suas terras - para as áreas urbanas. Esse êxodo rural teve como consequência uma grande disponibilidade de mão de obra nas cidades, o que é essencial para o desenvolvimento industrial.
Outro ponto de importância para a Revolução Industrial foi a grande quantidade de reservas de carvão e ferro localizadas no território inglês. Tais materiais, por serem a base da indústria da época, também foram extremamente essenciais à Inglaterra, para que, assim, ela se tornasse precursora desse movimento.