Respostas
Resposta:
Muitas áreas da ciência, hoje, têm sido acusadas de atender interesses políticos, econômicos, sociais, dentre outros, impregnando-a, assim, com “ideologias”. Algumas revistas científicas importantes como Nature e Cell têm discutido ao longo dos anos o interesse comercial, tratado então como ideológico, frente ao que seria o interesse científico, logo, baseado em fatos decorrentes de metodologias claras e imparciais.
Uma dessas polêmicas rondou, por exemplo, as pesquisas envolvendo células-tronco, num embate entre a Universidade de Michigan e a empresa NeoStem. A companhia anunciou que iria fazer os primeiros testes em humanos utilizando células embrionárias do tipo VSEL (do inglês very small embryonic-like cells) em procedimentos de regeneração óssea, apesar de pesquisas básicas indicarem células de outro tipo, as mesenquimais, como mais bem estabelecidas e seguras para testes em humanos.
Situações como essa geram discussão sobre interesses, verdades, mitos, ideologias; principalmente sobre as últimas que, apesar de parecerem sempre muito ligadas às ciências humanas, figuram dentro das ciências exatas e biológicas.
Espero ter ajudado ;)
Explicação: