As concepções de desenvolvimento e de aprendizagem também já se constituíram em objeto de estudo feito por Vygotsky (1977), quando propõe uma análise das teorias que enfocam as relações entre essas concepções, investigando quais são as implicações educativas de determinados princípios teórico-práticos que dão sustentação a essas teorias.
Vygotsky, L. S. (1977). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Em A. R. Luria, L. S. Vygotsky, & A. N. Leontiev. Psicologia e pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento (pp. 31- 50). (A. Rabaça, Trad.). Lisboa: Estampa.
Sobre as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem, a perspectiva histórico-cultural defende que:
I. A aprendizagem não é em si mesma desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem.
II. A aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente.
III. O processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, o processo de desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial.
IV. A teoria pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
É correto o que se afirma em
A) II, III e IV, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas. (CORRETA)
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C) I, II e III, apenas. (CORRETA)
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás