Respostas
Resposta:
Explicação: A logoterapia se caracteriza pela exploração da experiência imediata com base na motivação humana para a liberdade e para o encontro do sentido de vida. Ela inaugura também um novo campo, o qual Frankl define como uma psicoterapia orientada para o espírito. Zeitgeist é um termo alemão que significa espírito da época. Trazendo para a psicologia, quando lemos "zeitgeist" em um livro o autor está se referindo ao clima intelectual e cultural da época que propiciou o surgimento de algo, daquilo que ele está abordando no texto.
"Para entender a história da psicologia, é necessário analisar o contexto em que a disciplina se desenvolveu, as ideias predominantes na ciência e cultura da época, ou seja o Zeitgeist ou o clima intelectual da época.
O termo Zeitgeist surge na explicação de que algo somente acontece porque os fatores culturais e intelectuais, presente no momento do desenvolvimento, contribuíram para o surgimento do mesmo. Encontramos autores que defendem a ideia de que o Zeitgeist é fator importantíssimo para o surgimento de um novo pensamento, ideia, teoria e etc, e sem ele provavelmente não averia "estímulo" para o surgimento desses pensamentos (explicarei melhor adiante).
Exemplificando: Freud só concebeu a interpretação dos sonhos porque os acontecimentos da época (Zeitgeist) o levaram aquilo e se não existisse Freud outra pessoa, provavelmente, teria concebido a interpretação dos sonhos.
Resposta:
A logoterapia se caracteriza pela exploração da experiência imediata com base na motivação humana para a liberdade e para o encontro do sentido de vida. Ela inaugura também um novo campo, o qual Frankl define como uma psicoterapia orientada para o espírito.
O nascimento da Logoterapia Suas ideias em relação à vida e aos valores humanos é o que o impulsiona a fazer ligações entre a filosofia e a psicologia e em 1926 ele fala pela primeira vez, em um congresso, sobre a logoterapia, a terapia focada em buscar o sentido da vida
Explicação:
Frankl (1946/1989a, 1948/1993) enfatiza que o ser humano é livre para realizar um sentido e escolher o que fazer de sua vida, e esta liberdade expressa-se a cada momento presente, a cada instante. ... Cada momento bem vivido passa a ser uma realização armazenada no terreno do passado (Frankl, 1948/1993).