Revendo o capítulo
1 - Defina globalização e neoliberalismo e aponte
suas consequências para os Estados nacionais.
2- O que significa “globalização da pobreza”,
segundo Michel Chossudovsky?
3 - Por que o texto afirma, ao final, que o
neoliberalismo, na verdade, trata-se de um mito?
Respostas
Resposta:
2Para esse economista, a "globalização da pobreza" é o resultado da ação das principais instituições financeiras internacionais - como o FMI, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC) - sobre, principalmente, países do Terceiro Mundo e do Leste Europeu, forçando-os, em função do peso adquirido por suas ...
3Neoliberalismo quer dizer liberalismo clássico, influenciado pelas teorias neoclássicas, e é entendido como um produto do liberalismo econômico clássico.
Trata-se de uma corrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências, congressos.
Na política, o Neoliberalismo é um conjunto de ideiais políticos e econômicos que definem a não participação do Estado na economia, havendo liberdade de comércio para garantir o crescimento econômico.
O Neoliberalismo defende pouca intervenção do governo.
Por isso, trata-se de um mito, uma vez que a não intervenção do Estado em questões econômicas ou até mesmo na questão social, não produz um efeito de crescimento, mas sim, de retrocesso.
O Estado deve ter responsabilidades perante seu povo, e defender o Neoliberalismo é lavar as mãos diante de problemas sociais e econômicos, levando o país à sérias crises
Explicação:
Espero ter ajudado