Alguns pesquisadores e educadores tem teorizado sobre a ideia de um paradigma pedagógico emergente, considerando as mudanças sociais produzidas pelas novas tecnologias, e que busca lidar com as transformações recentes de nossa sociedade.
Sobre esse paradigma emergente, é correto afirmar que:
a.
Trata-se de um pensamento da educação como reprodução do conhecimento a partir de uma visão fragmentada do saber. A visão tecnicista e especializada do ensino e aprendizagem devem mostrar uma preocupação meramente com a formação profissional do aluno.
b.
A pedagogia emergente propõe que o conhecimento seja considerado como um conteúdo fixo que deve ser reproduzido a partir do emprego das novas tecnologias no ensino. A educação, a partir desse paradigma, deve formar cidadãos mais individualistas, voltados para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.
c.
A produção de conhecimento, na pedagogia emergente, deve ser coletiva. A fragmentação do saber é um de seus objetivos, já que ela capaz de formar cidadãos com maiores conhecimentos técnicos.
d.
A autonomia crítica e investigativa é o principal objetivo da pedagogia emergente. Para isso, a figura do professor como transmissor de um conhecimento imutável é o ponto principal de um ensino baseado na interação e na colaboração.
e.
O paradigma emergente considera uma
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
E
Explicação:
O paradigma emergente considera uma mudança na ciência a partir da qual uma visão mais integrada do mundo e do homem vem substituir a fragmentação do saber em partes. Nesse sentido, a pedagogia que fundamenta é mais holística, preocupada com uma formação mais integral e voltada para a cidadania.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás