Assistir o clip da música “ Brazuca". De Gabriel o pensador, pesquisar a letra da música, e também sobre a copa do mundo de 2014, e responder as seguintes perguntas.
1 A letra da músicas Brazuca faz um retrato do contexto social do nosso país. Afinal , que problemas sociais são levantados na música?
2 Com que intenção o autor da música apresenta esses problema social ?
3 Levante uma hipótese: Por que o autor da música optou por escrever com “Z” o nome do personagem Brazuca?
4 A letra da música faz um paralelo entre dois mundos diferentes- um do jogador e o outro do trabalhador comum. A partir da letra fale um pouco dessas diferenças.
5 Rescreva um ou mais versos da música os quais te chamou a atenção e, depois , faça um comentário sobre.
Respostas
Resposta:
. Os problemas sociais são levantados na música são:
moradias inadequadas, fome, trabalho infantil, falta de educação para a população mais pobre, a violência policial contra os moradores da favela
2. O autor da música apresenta esses problemas sociais com a intenção de criticar como o governo e a sociedade se preocupam mais com o esporte do que com os problemas que afligem todo o país.
3. “o sol nasce para todos mas só brilha para poucos” - há muita desigualdade e falta de oportunidades em nosso país, pois são poucos os que conseguem ascender.
4. O autor da música optou por escrever com “z” o nome do personagem Brazuca, provavelmente, para criticar o analfabetismo (muitos não sabem escrever corretamente as palavras) ou para enfatizar a influência estrangeira (principalmente norte-americana) em nossa cultura.
5. Resposta pessoal.
Sugestão: Sim, a bola foi o meio encontrado por "Brazuca" para sair da triste realidade em que se encontrava e ascender socialmente.
6. As diferenças entre esses mundos:
Brazuca é bom de bola
Brazuca deita e rola
Zé Batalha só trabalha
Zé Batalha só se esfola
7. Sim, o contexto constatado nela pode ser comparado ao momento atual do Brasil - próximo de sediar uma Copa do Mundo, pois ainda passamos pelos mesmos problemas sociais retratados na canção, como violência, ignorância, desnutrição , miséria, corrupção, abandono, fome, prostituição, etc.