Analise as afirmativas a seguir em relação à Era Vargas: I - A Era Vargas compreendeu o período de 1930 a 1945, e registrou conquistas para os trabalhadores urbanos nunca vistas até aquele momento em toda a história do Brasil. II - Este governo investiu na relação entre capital x trabalho, com o objetivo de harmonizá-los, já que, nas últimas décadas, as relações foram de conflitos entre trabalhadores e empregadores. III - Uma das primeiras ações do governo ditador do Estado Novo de Vargas foi a criação do Ministério do Trabalho. Além disso, o governo investiu em legislações que pudessem substituir a concepção de luta de classe pela conciliação. Está correta a alternativa que considera como correta(s) a(s) afirmativa(s): Alternativas: a) I e III. b) Apenas a III. c) II e III. d) I e II. e) I, II e III.
Respostas
A alternativa correta é a letra e) I, II e III.
I - A Era Vargas compreendeu o período de 1930 a 1945, e registrou conquistas para os trabalhadores urbanos nunca vistas até aquele momento em toda a história do Brasil. Correto, este período foi marcado pela criação de políticas trabalhistas, concedendo direito a trabalhadores como direito a gozo de férias, CLT, jornada de trabalho diária, regulamentação de trabalho de mulheres e crianças.
II - Este governo investiu na relação entre capital x trabalho, com o objetivo de harmonizá-los, já que, nas últimas décadas, as relações foram de conflitos entre trabalhadores e empregadores. Correto, Vargas assumiu uma postura de mediador entre os conflitos de interesses de trabalhadores e empregados, através da política de corporativismo.
III - Uma das primeiras ações do governo ditador do Estado Novo de Vargas foi a criação do Ministério do Trabalho. Além disso, o governo investiu em legislações que pudessem substituir a concepção de luta de classe pela conciliação. Correto, a criação do Ministério do Trabalho fez parte do projeto de políticas trabalhistas de Vargas, contribuindo para uma série de direitos citados no item I e fazendo com que o presidente se aproximasse da população.
Bons estudos!