Considere o algoritmo abaixo (observação: o operador % indica o resto da divisão. Ex: 5 % 2 = 1, pois o resto da divisão de 5 por 2 é 1). INICIO declare NUM, P, I leia (NUM) P = 0 I = 0 enquanto (NUM > 0) faça se (NUM % 2 == 0) entao P = P + 1 senao I = I + 1 fim-se NUM = NUM - 1 fim-enquanto escreva(P) escreva(I) FIM Ao final da execução do algoritmo, para um valor de entrada 9, os valores de P e I serão, respectivamente selecione apenas uma alternativa
Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
4,5
Analisando o passo a passo do algoritmo dado, temos que, para NUM = 9 teremos P = 4 e I = 5.
Analise do algoritmo
Supondo a entrada do algoritmo NUM = 9, temos que, ao iniciar o comando "enquanto", teremos o seguinte resultado:
- NUM = 9, logo, o resto da divisão por 2 é igual a 1, o valor de I é atualizado para I = 1 e o de NUM para 9 - 1 = 8.
- NUM = 8, portanto, temos que o resto da divisão de NUM por 2 é igual a 0. Nesse caso o valor de P é atualizado para 1 e o de NUM para 8 - 1 = 7.
O algoritmo irá se comportar analogamente, sendo que, para valores de NUM ímpares será somado mais 1 unidade em I e para valores de NUM pares será somado mais 1 unidade em P. Em seguida, o valor de NUM é atulizado em -1 e o algoritmo encerra quando NUM = 0.
Concluímos então que, o valor de P é atualizado para 8, 6, 4 e 2, portanto, no final teremos P = 4 e o valor de I é atualizado para 9, 7, 5, 3 e 1, logo, no final teremos I = 5.
Para mais informações sobre algoritmos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25021296
#SPJ3