Ajuda aí por favor
A cadeia produtiva industrial necessita somente de meios de comunicação para o seu efetivo funcionamento.
Respostas
Resposta:
O que é uma cadeia produtiva?
A cadeia produtiva compreende o processo primário da organização. Ela nada mais é do que um conjunto de etapas consecutivas ao longo da produção, as quais os diversos insumos (matéria-prima) são transformados em um (bem ou serviço).
Nesse conjunto, o processo acontece com a entrada de diversos insumos que sofrem algum tipo de transformação, por meio do uso de máquinas e equipamentos até se incorporarem em produtos intermediários. Depois, há a formação do produto final, em que acontece a distribuição e comercialização do produto.
As etapas são integradas e realizadas por diversas unidades que interagem ao longo de toda cadeia dos processos produtivos, com o objetivo de produzir os bens e serviços ao mercado.
A cadeia produtiva engloba tanto os bens de consumo - adquiridos pelo consumidor final - quanto os bens de produção (matéria-prima) e bens de capital (equipamentos e bens necessários para a produção de outros bens ou serviços).
Sem dúvidas, a cadeia de produção é definida por aspectos abrangentes, como o setor industrial em que se está inserida e em relação à aspectos macroeconômicos.
Quais são as etapas da cadeia produtiva?
A cadeia produtiva, de modo geral, funciona como se fosse uma corrente desde a extração e manuseio da matéria-prima até a transformação da matéria-prima em produto, e posteriormente, sua distribuição.
À seguir, você vai entender o que cada etapa representa no processo.
1. Extração de matéria-prima
Essa etapa é realizada por indústrias extrativas, que fornecem os insumos minerais e orgânicos necessários para a próxima etapa da cadeia produtiva acontecer.
Por isso, o processo geralmente é feito por máquinas de grande porte para ter uma extração de matéria-prima em grande escala. Geralmente vemos esse processo na agricultura, mineração, pecuária e extração vegetal, por exemplo.
2. Transformação da matéria-prima em produto
Com os insumos extraídos da etapa anterior, eles sofrem uma série de modificações para se transformarem em produtos industrializados.
Essas modificações geralmente são feitas em indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, onde ocorre o refinamento da matéria-prima.
Depois do refinamento, a matéria-prima segue para as indústrias leves onde vai se transformar em bens de consumo e, ainda, para as indústrias intermediárias que vão fornecer os equipamentos e o maquinário presentes ao longo da cadeia de produção.