4) Com base no código de conduta ética e nas definições estabelecidas pelo CONFEF sobre a intervenção do educador físico, analise o caso hipotético acima e reúna uma equipe multidisciplinar com pelo menos 3 a 4 profissionais, sendo que um deles é o profissional em educação física, para o atendimento do indivíduo 01. Justifique a presença de cada profissional envolvido e mencione como cada um deles poderá auxiliar durante o processo de atendimento.
Respostas
O CONFEF estabelece que na equipe multidisciplinar para atendimento das pessoas, um educador físico deve estar presente, ele será capaz de direcionar o paciente para atividades físicas que auxiliem na sua melhora.
Um fisioterapeuta, um nutricionista e um médico são importantes também, eles irão agir em outras áreas da vida do paciente que o educador físico não consegue agir.
A presença de um psicológico e um de um dentista também podem ser importantes.
Espero ter ajudado!
NutricionistaÉ avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas no dia a dia. E, a partir dessa análise, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas calóricas e nutricionais do individuo.
Medico Diagnosticar, tratar e curar o individuo, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade ou função específica.
Resposta: a importância de um PSICOLOGO na equipe
multiprofissional. Constantemente, as pessoas que estão acima do peso, demonstram estarem incomodadas com o seu corpo e muitas vezes este fator torna o indivíduo predisposto a desenvolver transtornos alimentares, depressão e baixo auto estima, que podem interferir no processo de perda de peso. O ideal é que se tenha um acompanhamento psicológico que busque traçar estratégias com objetivo de trabalhar as emoções dos indivíduos, para facilitar o tratamento de redução de peso.
o profissional de educação física, que possui a responsabilidade de prescrever um treino de acordo com as particularidades de cada paciente, com o objetivo de promover um treino para o emagrecimento,
preservando a massa magra e reduzindo a massa gorda (JESUS et al., 2018). Além disso, as atividades físicas exercem a função de prevenção de uma série de doenças, entre elas as DCNT. Portanto, sair do sedentarismo é começar a se exercitar é um dos principais tratamentos para a obesidade, e quando está ligado a uma alimentação adequada, obtém-se resultados ainda mais significativos.
Explicação: o nutricionista, planejamento da alimentação, verificando como se encontra o paciente, propor que ele vá além do objetivo de emagrecimento e que busque uma boa qualidade de vida, consequentemente a promoção a saúde (SOARES et al., 2017). O êxito de um acompanhamento nutricional necessita que o nutricionista tenha em vista que a alimentação adequada deve visar os nutrientes que são essenciais para o funcionamento do organismo, analisar e propor uma alimentação que contribua para que as pessoas desenvolvam hábitos alimentares saudáveis e que se estenda por toda a vida.