Estudo reforça relação entre perfil genético e resposta à Covid-19
Resultados preliminares de uma pesquisa em andamento no Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL) evidenciam a participação de fatores genéticos na determinação da suscetibilidade ou resistência à Covid-19.
Os pesquisadores já coletaram amostras biológicas e informações de oito pares de gêmeos infectados pelo novo coronavírus. No grupo dos irmãos monozigóticos (originados a partir de um mesmo óvulo que se dividiu), quatro dos cinco pares responderam de forma
idêntica à doença. Já entre os irmãos dizigóticos (formados a partir de dois óvulos e dois
espermatozoides diferentes), os três pares apresentaram respostas diferentes à infecção.
[...]
“Queremos explicar o caso de pacientes jovens com formas letais da Covid-19 e idosos ‘resistentes’. Resolvemos pesquisar os dois extremos. Jovens que devem ter variantes genéticas de risco e idosos que são assintomáticos ou tiveram poucos sintomas e, portanto, devem ter variantes genéticas de proteção”, disse Zatz durante sua apresentação.
JULIÃO, André. Estudo reforça relação entre perfil genético e resposta à Covid-19. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2020.
Os estudos que relacionam a suscetibilidade ou resistência à Covid-19 com fatores genéticos só foram possíveis graças às primeiras pesquisas sobre hereditariedade, realizadas por Gregor Mendel no século XIX. Assim, de acordo com Mendel, as características hereditárias são determinadas por
A
um par de fatores, chamado DNA, que são passados dos pais para os filhos de forma progressiva e que se manifestam de diferentes formas dependendo da dominância ou recessividade.
B
um par de fatores, chamados genes, que são passados dos pais para os filhos em iguais quantidades e que se manifestam de diferentes formas dependendo da dominância ou recessividade.
C
um único fator, chamado gene, que é passado dos pais para os filhos em iguais quantidades e que se manifesta de diferentes formas dependendo da dominância ou recessividade.
D
um par de fatores, chamados genes, que são passados dos pais para os filhos de forma progressiva e que sempre se manifesta da mesma forma nos indivíduos.
E
um único fator, chamado DNA, que é passado dos pais para os filhos de forma predeterminada e que sempre se manifesta da mesma forma nos indivíduos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: na minha prova eu vo chuta a A
respondido por:
1
Resposta:
alternativa b
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás