Respostas
Resposta:
O último censo realizado no Brasil mostra que existem 897 mil índios, distribuídos entre as 305 etnias existentes e por todas as regiões do país. Essas etnias são divididas pelos especialistas em quatro grandes grupos, estabelecidos com base no seu dialeto: Macro-Jê, Tupi, Karib e Aruak. Ainda assim, existem determinadas etnias que possuem dialetos que não se encaixam nas características de nenhum desses troncos.
Como já vimos, a diversidade é a palavra-chave para entendermos os indígenas, então cada povo possui diferentes formas de organização social, política e econômica e também de relacionar-se com outros povos e com o mundo exterior. Ainda assim, podem existir semelhanças e aproximações entre os povos indígenas.
Atualmente, os indígenas passam por um processo conhecido como retomada, pelo qual eles retornam às suas regiões de origem para exigirem o direito de viver ali e resgatarem sua cultura original. Essa exigência dá-se pelo direito de demarcação das terras, assegurado pela Constituição e que deve ser realizado pelo Estado.
Os indígenas que vivem em terras demarcadas, como os Yanomami, têm direito às riquezas delas, sendo que essa permanência é vitalícia e só em casos de catástrofe ou epidemia é que eles podem ser retirados desses locais. Ainda assim, eles enfrentam diversos desafios para que sejam efetivamente respeitados.
Isso acontece porque existe uma grande pressão de fazendeiros, madeireiros e garimpeiros que querem a exploração irresponsável dos recursos naturais, inclusive sobre terras que historicamente pertencem aos indígenas. Os mencionados Yanomami, por exemplo, tiveram a demarcação de suas terras reconhecida apenas em 1992.
A terra yanomami foi demarcada no estado de Roraima, mas, desde
2007, ela vem sendo constantemente invadida por garimpeiros que exploram ouro e diamante no local. Em 2019, estimou-se que cerca de 20 mil pessoas tenham invadido as terras dos Yanomamis. Os índios veem suas terras serem destruídas pela ganância e são frequentemente ameaçados pelos invasores.
No Brasil existe uma instituição governamental cujo papel é mediar as questões que envolvem os índios brasileiros e garantir a defesa dos seus direitos, trata-se da Fundação Nacional do Índio, a Funai. Os estudos de demarcação das terras indígenas e o desenvolvimento de políticas em benefícios dos indígenas, entre outras ações, são atributos dela.
Explicação:
tomara que ajude :]