• Matéria: Química
  • Autor: kauanvagner910
  • Perguntado 4 anos atrás

13) Pergunte para seus pais ou avós como é feito o sabão caseiro, muito importante na prevenção da contaminação do vírus da covid-19. Após descreva a receita, defina essa mistura como homogenea ou heterogênea e explique também as mudanças de estado físico que ocorrem na fabricação do sabão caseiro.

Respostas

respondido por: dujehejejejsj
1

Explicação:

4.2 Requisitos econômicos para concessão do Beneficio de ... terá o seu beneficio cancelado, bem como nos casos de, ... haja vista ser ele um dos benefícios da assistência social, assim

respondido por: msalaroli
1

Resposta:

Saber como fazer sabão caseiro com óleo usado é uma ótima forma de economizar e ainda diminuir a geração de resíduo. A receita de sabão caseiro descrita a seguir é de alta qualidade e criada a partir de uma fórmula mais amigável ao meio ambiente, pois reutiliza óleo de cozinha usado, sendo uma ótima forma de praticar o consumo consciente e a Economia Circular (já que você não perde os recursos gastos na produção do óleo e ainda gera um novo produto). Você já deve saber que o óleo de cozinha usado não pode ser despejado na pia (pois causa entupimento) e nem descartado de forma incorreta. É bem provável que já tenham te contado alguma história sobre a possibilidade de fazer sabão caseiro com óleo de cozinha usado, mas você já tentou realizar a experiência?

Existem inúmeras receitas de sabão caseiro com óleo de cozinha espalhadas pela internet, mas estudos realizados comprovaram que a maioria utiliza soda cáustica em excesso e isso é extremamente perigoso devido a alguns motivos:

A substância é prejudicial à saúde por conta de suas propriedades corrosivas e desidratantes, sendo muito agressiva à pele, que fica ressecada, pode apresentar rachaduras e até hipersensibilidade e inflamações;

Como fazer sabão caseiro

Ingredientes

1 quilo de óleo de cozinha usado;

140 mililitros de água;

135 gramas de soda cáustica em escamas (concentração superior a 95%);

25 mililitros de álcool (opcional).

Extras para turbinar seu sabão caseiro (opcionais)

30 gramas de aromatizantes;

10 gramas de alecrim em pó (conservante natural).

Materiais

Recipientes para o molde do sabão caseiro (formas específicas, bandejas de plástico ou embalagens longa vida – jamais utilize recipientes de alumínio);

1 colher de pau;

1 par de luvas para lavar louças;

1 máscara descartável;

Óculos de proteção;

1 balde grande;

1 recipiente pequeno.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque os óculos de proteção, as luvas e a máscara. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo de como fazer sabão caseiro:

1. Coloque a água para esquentar até que ela fique morna (em torno de 40°C). Feito isso, coloque a água no recipiente pequeno e insira a soda cáustica lentamente e em pequenas porções no mesmo recipiente, misturando sempre a cada adição. Nunca adicione água fria sobre a soda! A ordem dos ingredientes também deve ser respeitada: colocar soda sobre a água, e nunca a água sobre a soda (isso pode provocar uma reação forte e causar acidentes). É muito importante utilizar um balde ou recipiente plástico de material grosso e resistente, e nunca utilizar garrafas PET para fazer a diluição da soda, pois elas não suportam a temperatura que a reação atinge, podendo romper e vazar esse material extremamente corrosivo.

Mexa com a colher de pau até diluir completamente a soda, de modo que não haja mais escamas. Atenção: não utilize recipientes de alumínio descartável em conjunto com a soda cáustica e certifique-se de que eles sejam suficientemente altos, pois essa dissolução pode efervescer e causar espuma.

sabão caseiro

2. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura de 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor, além de produzir um sabão de boa qualidade – se você colocar a soda de uma única vez ou muito rápido sem a agitação adequada, o sabão pode empelotar e ficará difícil reverter isso.

Explicação:


msalaroli: obrigado =)
kauanvagner910: dnd
Perguntas similares