Respostas
Resposta:
Estamos em movimento para sermos mais inovadores com novas tecnologias que trazem resultados mais eficazes
Os desafios tecnológicos da atividade de produção de petróleo em águas profundas tem demandado capacidade técnica e inovação há mais de 30 anos. Esse é o cenário que envolve nosso Centro de Pesquisa, e Desenvolvimento e Inovação (Cenpes), instalado em uma área total de 300 mil metros quadrados, no Rio de Janeiro.
Diariamente cerca de 1.300 pesquisadores circulam por mais de 200 laboratórios, além de plantas experimentais e um Núcleo de Visualização e Colaboração voltado para simulação, interatividade e imersão em diversos processos da indústria de energia.
Essa união de pessoas e máquinas nos posicionou como empresa líder na publicação de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente, contamos com um total de 901 patentes ativas no Brasil (pendentes e concedidas) e 904 no exterior. Nosso investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) inclui parcerias tecnológicas com mais de cem universidades e institutos de pesquisa do país".
O Cenpes desenvolve estudos de ponta para a atividade de exploração, atuando na caracterização de rochas reservatório, em estudos das bacias sedimentares, no suporte à seleção de prospectos exploratórios. Através do emprego das últimas tendências globais em processamento sísmico, contribui para que nosso índice de sucesso em perfuração de poços seja recorde na indústria.
A transformação digital é uma aliada poderosa nessa jornada. Nossos projetos de PD&I incorporam tecnologias digitais, como Big Data, Machine Learning e Inteligência artificial, na busca de soluções tecnológicas para suportar o desenvolvimento dos negócios.
Explicação: