O Brasil foi inserido no cenário mundial como um país especializado na exportação de produtos intensivos em recursos naturais. Mas nos últimos anos, ocorreram importantes mudanças na composição das exportações do país em direção a determinados bens de maior intensidade tecnológica. Descreva que/quais produto(s) é/são e como a internacionalização da economia atuou/interferiu nesse processo?
1 As transações entre residentes e não-residentes são realizadas em moeda de referência internacional. Desse modo, há necessidade de um mecanismo no qual as moedas doméstica e estrangeira sejam trocadas entre si e como os países possuem
“moedas diferentes”, a liquidação dos contratos depende da taxa de conversão entre tais moedas. E é aí que entra a política cambial tendo como objetivo central o mercado externo. Como a taxa de câmbio pode favorecer as exportações de um país? E como pode favorecer as importações?
Respostas
1) Os produtos intensivos em recursos naturais mais exportados são ) representados por:
minérios, soja, carne bovina, carne suína, carne de frango, café e milho.
A internacionalização da economia interferiu de forma positiva para o agronegócio do nosso país. Nessa lógica, o termo internacionalização da economia pode ser usada para representar o fluxo contínuo de pessoas, capitais, serviços, bens de consumo e commodities agropecuárias entre dois países.
2) A taxa de câmbio pode motivar os exportadores de um determinado país. Isso ocorre com a valorização de uma moeda estrangeira - como o Dólar - e a desvalorização da moeda local.
Dessa forma, a venda em moeda estrangeira acaba sendo mais vantajosa para o exportador.
Lute pela realização dos seus sonhos!