• Matéria: Física
  • Autor: MariaLagoeiro
  • Perguntado 4 anos atrás

A ação das enzimas que transformar lipídios é favorecida ou prejudicada pela emulsificação promovida pela bile? justifique (Porque)




POR FAVOR ME AJUDEM!
E PARA HOJE!

Respostas

respondido por: Niiahll11
8

Resposta: As enzimas que quebrariam as partículas da gordura apresentam dificuldades para interagir. Daí elas precisam de outro elemento para ajudar na emulsificação. Essa substância é a bile. Assim como o detergente, a bile age na quebra das partículas grandes e as diminui para poder absorvê-las.

respondido por: gJoji
0

Com base nos conceitos de digestão pode-se afirmar que a emulsificação provocada pela bile favorece muito a ação das enzimas digestivas. Isso ocorre pois com a ação da bile uma bola de gordura é dividida em diversas penas bolinhas, aumentado a superfície de contato, o que favorece a ação das enzimas.

Qual é o papel da bile ?

Os lipídios não são dissolvidos na água, dessa maneira, ao ingerirmos alimentos com essa característica seria extremamente difícil de digerir. Por sorte, a bile trabalha de modo a quebrar um grande corpo de lipídios em diversos pequenos, formando micelas. Esse processo torna a digestão extremamente mais eficiente.

Um experimento para visualizar a ação da bile na prática é separar 3 copos, um com água, outro com óleo e o último com detergente.

  • Ao jogarmos o óleo na água e tentarmos misturar praticamente nada ira mudar, ou seja será muito nítida a divisão
  • No entanto, se jogarmos o detergente e mexermos novamente não é possível determinar o que é agua ou óleo.

Dessa maneira, a bile funciona como o detergente, o óleo como os lipídios e a água como as enzimas no nosso processo de digestão.

Saiba mais sobre digestão em: brainly.com.br/tarefa/30598481

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares