Respostas
Muito se ouve falar sobre arte urbana, tal vertente mostra-se crescente a bastante tempo, sobretudo em meio jovem. “Surgida” na década de 70, nos Estados Unidos, vem ao Brasil logo nessa época, principalmente na cidade de São Paulo, em período de Ditadura Militar. Nesse sentido, a mesma funcionava como artifício contra o autoritarismo instalado e por isso era considerado ato marginalizado. Através de musicas, poesias, frases e desenhos que demonstravam negação ao sistema vigente, os manifestantes os expunham nas paredes das ruas, a mais típica delas o já conhecido: “Abaixo a ditadura!”.
Com o decorrer do tempo, o novo estilo chamou atenção no mercado da arte, nas mãos de renomados artistas pelo mundo. Embora o advento da proibição fosse algo real, partes da Constituição Brasileira permite a manifestação artística a todos os cidadãos.
Ex: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”
No entanto, somente em 2011 foram criadas leis especificas que regulamentassem a arte em meio público. Em 19 de julho, o Decreto Nº 52.504 regulamenta esse exercício nas vias da cidade de São Paulo, a Lei Nº 10.277/11 através do Decreto Nº 14.589 regulamenta em Belo Horizonte. Mesmo com esse “apoio” legislativo, artistas de rua ainda encontram problemas burocráticos ao procurarem locais para expor seus trabalhos, no caso do grafite, muitos optam pela ilegalidade, ocorrendo em vezes a destruição de seus trabalhos posteriormente por autoridades.
Algumas medidas adotadas pela sociedade civil para sanar esse problema, essa destruição da arte. Um exemplo delas são sites que fazem uma ponte entre pessoas que desejam ceder muros e os grafiteiros, como já abordado em um post anterior.
Todo esse decorrer diz respeito principalmente à arte visual, mas como já visto a arte urbana apresenta uma abrangência enorme, englobando a área musical, escrita, a dança, ou seja, toda e qualquer manifestação artístico-cultural protagonizada em meio publico e cotidiano. Muitas das formas e técnicas de expressão ainda são pouco conhecidas, com intuído de auxiliar na disseminação dessas, essa explicativa postagem procura informar um pouco sobre alguma das técnicas da parte visual, já que a mesma não se restringe apenas ao grafite, como muitos pensam
Resposta:
Explicação:
ESCULTURAS E INSTALAÇÕES, ESTÊNCIL, STICKER, LAMBE-LAMBE e 3D ART