.1. Estudar a conquista das terras americanas pelos ingleses possibilita entender a origem de uma das grandes nações do continente americano. E ainda nos ajuda a compreender sua organização econômica e como aconteceu o contato com os povos originários. Em 1620, um grupo de puritanos ingleses chegou aonde hoje é o estado de Massachusetts, no nordeste da América do Norte, em um navio chamado Mayflower. Sobre esse episódio é correto afirmar que *
1 ponto
a) foi a primeira tentativa inglesa, porém, a colonização da América ocorreu somente no reinado de Jaime I, após a assinatura do Tratado de Londres com a Espanha, em 1620, permitindo o estabelecimento na colônia da Virgínia.
b) foi a primeira experiência inglesa de colonização da América e fracassou. Motivos como a fome, as doenças e a resistência indígena foram alguns dos motivos do fracasso inglês.
c) o pioneirismo português e espanhol destacou-se na conquista das terras norte americanas, pois os ingleses, franceses e holandeses também cobiçavam as especiarias orientais e, consequentemente, o domínio das terras asiáticas.
d) esse grupo fundou um núcleo de colonização chamado Plymouth. Foram chamados “pais peregrinos” (pilgrim fathers), e viam a si mesmos como “eleitos” por Deus, o que os ajudou a superar as dificuldades dos primeiros tempos.
2. Para gerar interesse nas pessoas várias propagandas prometiam terras férteis e uma nova vida àqueles que embarcassem para a América. Na Inglaterra essa propaganda atraiu vários indivíduos, entre eles: aventureiros, mulheres pobres (vendidas aos colonos como esposas), camponeses sem terra, grupos religiosos protestantes ingleses. Mas essas terras não estavam desocupadas. O que aconteceu com os povos originários? *
1 ponto
a) Durante o processo de colonização dos europeus em relação ao “novo mundo” observamos uma relação extremamente pacífica entre esses dois mundos, Europa e os povos nativos da América.
b) Com o objetivo de conquistar novas terras, os povos originários americanos migraram para o sul do continente quando perceberam a presença dos povos ingleses e demais colonizadores europeus.
c) Centenas de povos indígenas, como cheroquis e apaches, habitavam a América do Norte. A colonização inglesa na América acabou provocando a morte física e cultural de muitos povos indígenas da região.
d) Os povos originários resistiram e, devido à intensa tecnologia bélica, ao conhecimento do território e as estratégias militares utilizadas conseguiram defender suas terras e expulsaram os povos ingleses
Respostas
Resposta:
1-D
2-C
Explicação:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9MvTpmpjwitEbPVhAu2btMRSI8kl2-q7ZWmehV18i5mJ0cA/viewscore?viewscore=AE0zAgD-6kp-_By2PHFBr6pYIpva715NHPHAANuKAegt9JHYfCi6BoyxlT2Viz1oUw
ERREI MAS OK
Resposta:
1) D
2) C
Explicação:
1) Em 1620, um grupo de puritanos ingleses chegou aonde hoje é o estado de Massachusetts, no nordeste da América do Norte, em um navio chamado Mayflower, e lá fundou um núcleo de colonização chamado Plymouth. Esses primeiros imigrantes, os chamados “pais peregrinos” (pilgrim fathers), viam a si mesmos como “eleitos” por Deus, o que os ajudou a superar as dificuldades dos primeiros tempos.
2) Centenas de povos indígenas, como cheroquis, comanches e apaches, habitavam a América do Norte. Ainda hoje, muitos lugares dos Estados Unidos têm nomes de grupos indígenas, como Dakota e Missouri. A colonização inglesa na América acabou provocando a morte física e cultural de muitos povos indígenas da região.