Leia o trecho de texto a seguir:
“[...] Foi somente na década de 1890 − mais de meio século depois da Grã-Bretanha − que a Rússia assistiu a um crescimento em larga escala da indústria e uma expansão urbana. Mesmo assim, a criação de uma classe operária urbana permanente era inibida pelos termos da Emancipação dos servos dos anos 1860, que os mantinha amarrados às aldeias”.
FITZPATRICK, Sheila. A Revolução Russa. São Paulo: Todavia Livros, 2017. p. 33-34.
1. Com base no no texto, sobre a situação da Rússia Pré-Revolucionária, é correto afirmar: *
1 ponto
a)A industrialização na Rússia foi bastante rápida e ampla. Muitos camponeses migraram para as cidades e melhoraram sua condição social. A Rússia se transformou em uma potência industrial.
b) No começo do século XX a Rússia ainda era um país essencialmente agrário, governado por uma monarquia absolutista e com grandes desigualdades sociais tanto no campo como nas cidades que se industrializavam.
c) A Rússia se industrializou rapidamente e no começo do século XX já era uma referência de país capitalista, com uma burguesia poderosa e com um operariado que conquistou vários direitos trabalhistas.
d) O país ainda tinha poucas indústrias no começo do século XX. A grande maioria se localizava na área rural que eram administradas pelos sovietes em sistema de cooperativas. A Rússia estava a caminho de se tornar um país igualitário.
Leia com atenção o manifesto dos trabalhadores entregue ao Czar em 1905.
“Majestade. Nós, trabalhadores e habitantes de São Petersburgo, nossas mulheres, nossos filhos e nossos parentes velhos e desamparados, vimos à vossa presença, majestade, buscar verdade, justiça e proteção. Fomos transformados em pedintes, somos oprimidos, estamos à beira da morte. [...] Paramos o trabalho e dissemos aos nossos patrões que não recomeçaremos enquanto não aceitarem nossas reivindicações. Não pedimos muito: a redução da jornada de trabalho para oito horas, o estabelecimento de um salário mínimo de um rublo por dia e a abolição do trabalho extraordinário.”
2. O documento não chegou a ser entregue ao czar, pois ele mandou que seus soldados atirassem contra a multidão à queima-roupa. O que os trabalhadores reivindicavam? *
1 ponto
a) Melhores condições de vida, salários dignos, limitação das jornadas de trabalho, direito a um descanso semanal, além de criticarem a exploração que ocorria nas fábricas.
b) Direitos trabalhistas, o fim da monarquia czarista, o direito de se organizarem em sindicatos, o fim do trabalho infantil e a autorização para o trabalho feminino.
c) Isenção do serviço militar obrigatório, a retirada imediata da Rússia da Primeira Guerra Mundial, o direito à organização dos trabalhadores e a aposentadoria dos inválidos.
d) O fim da tributação sobre os camponeses, a isenção de impostos, o fim dos privilégios do clero bizantino e da nobreza e o fim da obrigatoriedade do serviço militar.
Respostas
Resposta:
1- b) No começo do século XX a Rússia ainda era um país essencialmente agrário, governado por uma monarquia absolutista e com grandes desigualdades sociais tanto no campo como nas cidades que se industrializavam.
2- a) Melhores condições de vida, salários dignos, limitação das jornadas de trabalho, direito a um descanso semanal, além de criticarem a exploração que ocorria nas fábricas.
Explicação:
1- No começo do século XX a Rússia ainda era um país essencialmente agrário, governado por uma monarquia absolutista e com grandes desigualdades sociais tanto no campo como nas cidades que se industrializavam. A maior parte da população era camponesa e vivia na miséria. Nas cidades que começavam a industrializar a situação também era complicada: baixos salários, exploração, greves. O capitalismo russo se desenvolveu apenas nos centros industriais e com grandes contradições.
2- O manifesto dos trabalhadores pedia melhores condições de vida, salários dignos, limitação das jornadas de trabalho, direito a um descanso semanal, além de criticarem a exploração que ocorria nas fábricas.
꧁Respostas do dia 01/06/2021꧂
Arte | 9ª Ano | Aula 22 | 1- D 2- D
Ed. Física | 9º Ano | Aula 22 | 1- C 2- D
História | 9º Ano | Aula 33 | 1- B 2- A
Português | 9º Ano | Aula 55 | 1- C 2- A
Matemática | 9º Ano | Aula 56 | 1- C 2- D
Espero ter ajudado <3
1 - É correta a alternativa B, de modo que o Império Russo era economicamente e tecnologicamente atrasado em comparação com outras grandes nações europeias. A grande dependência da agricultura, assim como as profundas desigualdades sociais, tornaram o país bastante frágil, tendo sofrido derrota humilhante na Primeira Guerra Mundial.
2 - É correta a alternativa A, tendo sido este o momento que simbolicamente marcou o fim da "fé" das massas russas (camponeses e trabalhadores urbanos) no Czar. O massacre do Domingo Sangrento serviu para fazer com que cada vez mais pessoas apoiassem projetos políticos de abolição da monarquia, coisa que não ocorria antes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4763250