• Matéria: Sociologia
  • Autor: juli932
  • Perguntado 4 anos atrás

1-Quais as principais infecções sexualmente transmissíveis conhecidas na atualidade?
2-Como podem podem ser evitadas as ISTs?​

Respostas

respondido por: roberta5234
3

Resposta:

1) as infecções sexualmente transmissíveis(ISTs)são causadas por vírus,e bactérias ou outros microorganismos...

  • cranco mole.
  • Gonorréia e infecção por clamídia
  • doenças inflamatórias
  • Herpes genital
  • infecção por HTLV
  • Linfogranuloma

1) uso de camisinha masculina ou feminina, em todas a relações sexuais(orais,anais e vaginas)é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

Explicação:

Espero ter ajudado(a)❤

respondido por: mariasantos3606
1

Resposta:

1.As DSTS(doenças sexualmente transmissíveis) são doenças transmitidas por meio do ato sexual sem proteção, seja devido à troca de fluidos ou ao contato com lesões existentes. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários.

As DSTS mais frequentes na atualidade são:

.Aids

Conhecida como Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV e compromete o funcionamento do sistema imunológico. Sua transmissão se dá via relações sexuais desprotegidas, pelo sangue e pelo leite materno.

. Gonorreia

Trata-se de uma infecção causada por bactéria que, se não for devidamente tratada, avança para os testículos ou a próstata, nos homens, e para as trompas ou o útero, nas mulheres.

. HPV

Essa sigla é utilizada para definir mais de 150 vírus, nem todos apresentando manifestações de sintomas ou riscos aos pacientes. Na verdade, são cerca de 20 os tipos realmente prejudiciais e que apresentam lesões. Algumas variedades causam lesões semelhantes a verrugas, em número e tamanhos diversos.

.Sífilis

Essa DST é causada por uma bactéria chamada Treponema Pallidum. Sua manifestação normalmente começa com uma ferida indolor na região genital, no ânus ou na boca, com início entre 20 e 30 dias após a relação sexual. Normalmente, a lesão se cura sozinha em cerca de um mês, dando a impressão de o problema se foi. Contudo, há uma segunda fase da doença que causa irritações ou manchas em diversas partes do corpo, podendo progredir até atingir o sistema nervoso, os olhos ou o coração. Na gestação, a doença traz consequências graves, como aborto, parto de natimorto ou má-formação fetal.

A principal forma de prevenção das DSTS é manter relações sexuais usando camisinha, mesmo com parceiros fixos. Entretanto, como algumas doenças podem ser transmitidas pelo contato com lesões e nem sempre o preservativo impede que isso aconteça, é fundamental manter os exames preventivos em dia e ainda solicitá-los a seu parceiro.

2.Através do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Perguntas similares