• Matéria: História
  • Autor: vannyrocha2018
  • Perguntado 4 anos atrás

1) (Unicamp-2014 Adaptado). O termo “bárbaro” teve diferentes significados ao longo da história. Os chamados “povos bárbaros” foram um dos responsáveis pela crise do Império Romano ao avançar os limites do Império e se fixar no interior do mesmo. Sobre o uso desse conceito infere-se que: *

1 ponto

a)Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores (língua, costumes, religião) destas mesmas civilizações.

b) Entre os gregos do período clássico o termo foi utilizado para qualificar povos que não falavam grego e depois disso deixou de ser empregado no mundo mediterrâneo antigo.

c)Bárbaros eram povos que os germanos classificavam como inadequados para a conquista, como os vândalos, por exemplo.

d)Gregos e romanos classificavam de bárbaros povos que viviam da caça e da coleta, como os persas e os egípcios, em oposição aos povos urbanos civilizados.

2) O termo “Idade Média” foi inventado por pensadores europeus chamados de humanistas que viveram na segunda metade do século XV. A ideia era dar um nome ao período intermediário entre o que eles chamavam de “Idade Antiga” e a época em que eles viviam, a qual eles deram o nome de Idade Moderna. Sobre esse período da história é correto dizer que: *

1 ponto

a)A Idade Média foi um período marcado pela estagnação do conhecimento. A humanidade regrediu vários séculos em termos de avanço do conhecimento pois nesse período nada se produziu de significativo.

b)Apesar da visão negativa sobre a Idade Média existente no senso comum, esse foi um período de importantes criações como as universidades, o livro e a arte e arquitetura voltadas para Deus.

c)O período medieval se destacou apenas no aspecto econômico. A economia feudal fez a produção europeia aumentar muito, transformando o continente em grande exportador de grãos.

d)Com o fim do Império Romano a Igreja Católica impôs seu poder sobre todos os povos europeus. Converteu todos os povos germânicos, os judeus e muçulmanos. Por isso esse período é considerado “Idade das trevas”.

Respostas

respondido por: amiltonaroni
0

Resposta:

Alternativa A.

Explicação:

Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores (língua, costumes, religião) destas mesmas civilizações.

B: Errada, não deixou de ser empregado.

C: Errada, os Germanos foram classificados de tal maneira pelos Romanos.

D: Errada, Egípcios não viviam apenas de caça e coleta, mas constituíram um império hidráulico, através dos regimes de cheia do Nilo que possibilitaram a Agricultura. Eram a principal fonte de fornecimento de grãos ao Império Romano.

Pergunta 2.

Resposta:

Alternativa B.

Explicação:

Apesar da visão negativa sobre a Idade Média existente no senso comum, esse foi um período de importantes criações como as universidades, o livro e a arte e arquitetura voltadas para Deus.

A) Errado. Surgiram as primeiras Universidades, a Arte Românica e Gótica, Iluminuras produzidas por Monges Católicos.

C) Errada. Durante o Feudalismo as trocas comerciais eram dificultadas, pois havia uma produção feudal voltada para a subsistência.

D) Errada. Os próprios povos se converteram ao Cristianismo, não foi um processo imposto. Os Mouros na Espanha permaneceram até o final da Idade Média.

Perguntas similares