1. Explique, com suas palavras, a vida e a participação das mulheres no movimento cangaceiro.
2. Defina, de forma objetiva, o que é a teoria social anarquista.
3. (ENEM – 2013)
Na imagem, da década de 1930, há uma crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a:
a) redivisão do trabalho doméstico.
b) liberdade de orientação sexual.
c) garantia da equiparação salarial.
d) aprovação do direito ao divórcio.
e) obtenção da participação eleitoral.
Respostas
Resposta:
1. A vida das mulheres no movimento cangaceiro foi similar a dos homens, elas estavam por igualdade. no ano de 1930, se inicia a entrada das mulheres no cangaço, obrigadas a aderir ao movimento. havia cerca de 60 mulheres no grupo de cangaço, encantadas com a possibilidade de fazer algo inédito em suas vidas, diferente do padrão imposto. a vida de Maria bonita, a cangaceira mais famosa, foi curta, e sua morte cruel. a polícia intedia o movimento do cangaço como criminoso, e o combate de forma energica .
2. é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de herarquia e dominação, seja ela política, econômica, social cultural, como estado, o capitalismo, as instituições religiosas vírgulas racismo e o patriarcodo
3. E - obtenção da participação eleitoral
Explicação:
espero ter ajudado ♥️
Resposta:
1. No movimento cangaceiro participaram mais de 60 mulheres. Isso foi impactante para a época, pois em meio a uma sociedade que determinavam papeis sociais femininos, a entrada em um movimento subversivo como o cangaço mostrou um ato de coragem e resistência aos padrões.
2. É uma teoria política que tem a ideia de que o Estado é dispensável à existência de uma sociedade, pois usa de opressão, dominação e concreta privilégios para uma minoria da população. Por isso, também rejeita o autoritarismo e luta por uma sociedade melhor com base na liberdade, cooperação e igualdade.
3. Letra e)