.Em meados de fevereiro, o Banco Mundial comunicou que devido ao incremento nos preços da comida, o número de famintos estava se aproximando do 1 bilhão, quando os últimos dados da FAO falavam em 925 milhões. Outras 44 milhões de pessoas estão atravessando a fronteira da extrema pobreza porque suas débeis economias familiares foram desestabilizadas pelos preços elevados da comida. A situação é gravíssima, mas os preços seguem aumentando e, em uma economia globalizada, fenômenos climáticos locais – tempestades na África, geadas no México, secas na China, etc. – se convertem em um quebra-cabeças mundial.
(BOIX, Vicent. “Comer é verbo e não substantivo: mercado ou soberania alimentar?”. Disponível em . Acesso em 09 de março de 2011.)
Com base no texto, é correto afirmar:
a) A ampliação da fome no mundo está diretamente relacionada à elevação no preço dos alimentos.
b) Embora tenha crescido o número de famintos em 2011, a situação da fome no mundo ainda não é um fenômeno grave.
c) Os dados da FAO indicam que a condição de extrema pobreza tem sido evitada pela estabilidade das economias familiares.
d) A proteção contra o aumento abusivo no preço dos alimentos é uma característica da atual economia globalizada.
e) Fica cada vez mais evidente que não há qualquer relação entre catástrofes climáticas e problemas na oferta de alimentos no mundo.
Respostas
Considerando o texto sobre os estudos do Banco Mundial, temos que a afirmativa correta é a letra a) A ampliação da fome no mundo está diretamente relacionada à elevação no preço dos alimentos.
De acordo com uma pesquisa promovida pelo Banco Mundial concluiu-se que graças ao aumento nos preços da comida, ocorreu um aumento no número de pessoas que passam fome no mundo, número esse que era de aproximadamente 1 bilhão.
Além disso, também foi visto um considerável aumento do número de pessoas que estavam atravessando a linha da extrema pobreza, o que mostra que esse aumento possui relação com o aumento dos preços dos alimentos.
Bons estudos!
Resposta:
a) A ampliação da fome no mundo está diretamente relacionada à elevação no preço dos alimentos.
Explicação:
"Banco Mundial comunicou que devido ao incremento nos preços da comida, o número de famintos estava se aproximando do 1 bilhão"
"Outras 44 milhões de pessoas estão atravessando a fronteira da extrema pobreza porque suas débeis economias familiares foram desestabilizadas pelos preços elevados da comida"