• Matéria: Filosofia
  • Autor: noemicunha071
  • Perguntado 4 anos atrás

5) Veja
aristores disse
que
a terra é plana,
logie, a terra eplana "Podemes firma que o exemplo acima cosiate embora argumentação explique​

Respostas

respondido por: eduardabernardi858
0

Resposta:

Terra plana diz respeito a um conjunto de ideias defendidas por pessoas que acreditam que a Terra tenha o formato de um plano, limitado pelo Círculoj Polar Ártico, e não de uma esfera. Alguns dos chamados terraplanistas creem também que a gravidade é uma farsa e que a Lua e o Sol encontram-se muito mais próximos da Terra do que se acredita.

Se você ainda tem alguma dúvida quanto ao formato do planeta, é importante conhecer as descobertas científicas que atestam a sua esfericidade

Terra plana é uma concepção arcaica que assume que a Terra tem o formato de um disco achatado. Muitas culturas e estudiosos antigos, desprovidos de tecnologias e de conhecimentos astronômicos, acreditavam nesse modelo. Filósofos como Tales, Leucipo e Demócrito imaginavam que a Terra era achatada, mas nomes como Pitágoras e Aristóteles já acreditavam no formato esférico do nosso planeta.

Nos últimos tempos, é cada vez mais comum ouvir falar de pessoas que acreditam que a Terra seja plana. Entretanto, todo o conhecimento científico acumulado ao longo dos séculos aponta que a Terra é esférica.

Geralmente os terraplanistas baseiam seus argumentos em observações empíricas simplórias, como o fato de não conseguirmos enxergar a curvatura do horizonte. No entanto, isso revela o desconhecimento da noção de referencial, que explica por que a curvatura da Terra é imperceptível para um observador que se encontra próximo ao chão. Além disso, eles descartam evidências fotográficas, experimentos científicos, expedições espaciais, observações astronômicas, a existência da gravidade, fenômenos meteorológicos etc.

Grande parte dos terraplanistas afirma que os continentes são dispostos em torno do Polo Norte e que todo o Hemisfério Sul encontra-se espalhado pela circunferência externa de um plano circular. Eles defendem também a inexistência da Antártida como a conhecemos. Pelo ponto de vista terraplanista, o continente gelado é, na verdade, uma grande parede de gelo que se estende pelas bordas da Terra (apesar de isso não ser um consentimento entre todos os terraplanistas).

Além disso, alegam que a Lua e o Sol encontram-se relativamente próximos à Terra e circulam em torno do Polo Norte em um plano paralelo à superfície, impelidos por algum tipo de força desconhecida, já que, como dissemos, muitos terraplanistas negam a existência da gravidade – para eles, toda a Terra desenvolve um movimento ascendente e acelerado a uma razão de 9,8 m/s², como se estivéssemos em um elevador que sobe acelerado. Seria por esse motivo que nos sentimos presos ao chão.

Um dos argumentos utilizados por parte dos terraplanistas para negar a gravidade é o de que ela é forte o suficiente para manter os prédios presos ao chão, enquanto é fraca o bastante para permitir que os pássaros, por exemplo, sejam capazes de voar livremente. Todavia, esse tipo de declaração demonstra um claro desconhecimento sobre os conceitos de inércia e aceleração.

Vale dizer que a visão terraplanista não é capaz de explicar, por exemplo, o motivo de enxergarmos mais longe quando nos posicionamos em alturas cada vez maiores. Além do mais, não haveria motivos para não conseguirmos visualizar uma boa parte do resto do mundo se tudo estivesse contido em um mesmo plano.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares