Descreva a relação entre a globalização, o neoliberalismo e o subdesemprego. Descreva como a atual fase da globalização pode ampliar a desigualdade
Respostas
Resposta:
Globalização: A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Veja também: As três fases do capitalismo ao longo da história
Mas o que é globalização exatamente?
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
Neoliberalismo: Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas e é entendido como um produto neoliberalista clássico.
Subemprego é uma condição em que determinado trabalho é exercido sem a necessidade de qualificação profissional, recebendo, para isso, salários muito baixos.
O subemprego também pode ser considerado um trabalho que está abaixo das qualificações do empregado, sendo este obrigado a executar tarefas inferiores à sua instrução profissional. Muitas vezes, a falta de oferta de emprego para profissionais qualificados, obriga-os a procurar e ocupar vagas em subempregos.