Respostas
Resposta:
Explicação:
1. Margarida entrou em casa e viu suamãe, que estava sentada em umapoltrona, folheando uma revista. Semdizer nada, dirigiu-se à cozinha. A mãea interpelou:– Com quem você esteve?– Com a Rosa e o Edu.– Edu?– É o irmão da Rosa – respondeudistraidamente.– Você nunca me falou desse Edu.– Eu o conheci há pouco tempo.– E o que faz o Edu?– Ora, mamãe, que curiosidade!
2. Discurso Direto
3. No plano formal, um enunciado em discurso direto é marcado, geralmente, pela presença de verbos do tipo dizer, afirmar, ponderar, sugerir, perguntar, indagar ou expressões sinônimas, que podem introduzi-lo, arrematá- lo ou nele se inserir: "E Alexandre abriu a torneira: - Meu pai, homem de boa família, possuía fortuna grossa, como não ignoram." (Graciliano Ramos) "Felizmente, ninguém tinha morrido - diziam em redor." (Cecília Meirelles)
4. Quando falta um desses verbos introdutórios, cabe ao contexto e a recursos gráficos - tais como os dois pontos, as aspas, o travessão e a mudança de linha - a função de indicar a fala do personagem. É o que observamos neste passo: "Ao aviso da criada, a família tinha chegado à janela. Não avistaram o menino: - Joãozinho! Nada. Será que ele voou mesmo?"
5. Discurso Indireto