• Matéria: Biologia
  • Autor: rafaelamartins4468
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual a diferença entre o argumento usado pelos cientistas Defensores da teoria do aquecimento global natural e o e o argumento dos cientistas Defensores da teoria do aquecimento global provocado pelo ser humano?​

Respostas

respondido por: TorinhoDuarte
36

Resposta:

Existem duas teorias sobre o aquecimento global: uma que demonstra que o homem seria o responsável pelo aquecimento; outra, que o aquecimento seria um fenômeno natural e independente da vontade humana; nesta última, o homem seria apenas um agente potencializador das altas temperaturas.

Explicação:

1ª Teoria O homem seria o responsável pelo aquecimento global: O aquecimento global é causado pela atividade humana (queima de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás –, queima das florestas tropicais etc.). Por isso, os governos devem tomar medidas urgentes para salvar o mundo da catástrofe, evitando a eliminação de gases como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e clorofluorcarbonetos, que além de tóxicos, impedem a radiação solar, potencializando o efeito estufa. Para Ayoade (2002), a capacidade atmosférica à radiação infravermelha em relação a sua transparência à radiação de ondas curtas é geralmente chamada de efeito estufa.

As principais consequências do aquecimento global vão desde desastres ambientais à inundação de áreas costeiras, com a elevação do nível dos mares decorrente do derretimento de geleiras, à desertificação de determinadas áreas provenientes da influência no equilíbrio climático (regime de chuvas e secas), afetando plantações e florestas, e o aumento da propagação de doenças contagiosas (epidemias) provenientes das ondas de calor.

2ª Teoria O aquecimento é um fenômeno natural e independente da vontade humana: O aquecimento global é real, mas trata-se de atividade solar e parte de um ciclo de aquecimento e esfriamento das temperaturas na Terra. Neste caso, não há nada que os governos possam fazer a respeito, pois, para Molion, o aquecimento se dá pela ocorrência do ciclo de Gleisberg; portanto, os humanos não podem ser responsabilizados, pois produzem menos CO2 do que oceanos, vegetações e o solo; esse autor alega ainda que o clima global já mudou várias vezes; que o nível do mar não está aumentando, que o gelo do planeta não está derretendo; por isso tudo, conclui que o aquecimento não é causado pelos homens e sim pelo fato de ser um período de elevação de temperaturas. E o mais grave: cita ainda que foram descobertas fraudes nos relatórios sobre mudanças climáticas (IPCC).

Conclui-se que o aquecimento global tanto é necessário para a manutenção da vida em nosso planeta quanto é um fenômeno natural de alternância de ciclos de elevação e de resfriamento, embora as temperaturas estejam sendo potencializadas por atividades antrópicas, como ocupação de áreas verdes, que são devastadas para a construção de casas de concreto; a interferência do homem no ciclo da água, diminuindo a umidade do ar, proporcionando redução dos agentes absorvedores de CO2 e aumentando a quantidade das chamadas ilhas de calor.

                                 !!!!!Espero ter Ajudado!!!!!

Me coloca como Melhor Resposta !!!PFV!!!


mayconpontes945: Eu pedi uma resposta não um texto
larisous696: Isso ta mais pra um livro do que uma resposta
Perguntas similares