Os blocos econômicos representam acordos de integração econômica e comercial entre os países para diminuir barreiras alfandegárias e construir políticas bilaterais favorecendo a livre circulação de capitais, mercadorias e pessoas. Contudo, os blocos econômicos apresentam características heterogêneas. Diante desse contexto, qual o bloco econômico mais integrado existente em termos de livre circulação de capitais, mercadorias e pessoas?
a.
NAFTA.
b.
União Europeia.
c.
Mercosul.
d.
ALCA.
e.
ASEAN.
Respostas
B) União Europeia
A UE possui o maior nível de integração entre os blocos econômicos vigentes, possuindo União Monetária (uma única moeda) e União política.
Resposta:
B. União Europeia.
Explicação:
A União Europeia é o bloco econômico mais integrado que existe. Sua integração se dá na esfera de livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas. Ao mesmo tempo, há a adoção da mesma moeda, sendo uma união econômica e monetária. A maior parte dos blocos é caracterizado por ser uma união aduaneira ou uma área de livre comércio, facilitando a entrada de mercadorias e produtos de forma menos burocrática e diminuindo taxas alfandegárias. É o caso do Mercosul, NAFTA e ASEAN. A ALCA não chegou a ser formada, era um projeto norte-americano que não chegou a ser consolidado.