Respostas
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.
Frases simples: têm apenas uma oração, ou seja, uma afirmação; têm apenas uma forma verbal.
Frases complexas: têm mais que uma oração, ou seja, têm duas ou mais formas verbais. Podem estar ligadas por conjunções ou por vírgulas.
Explicação;
Sublinhar as formas verbais. Uma frase tem tantas orações quanto o número de formas verbais.
Se tiver apenas uma oração, chama-se ORAÇÃO ABSOLUTA.
Sublinhar e identificar as conjunções ou locuções conjuntivas. Estas podem estar no meio da frase, às vezes a seguir à vírgula, ou no início da mesma.
Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase.
Se a conjunção for coordenativa, todas as orações são COORDENADAS e as que têm uma conjunção tomam o nome dessa conjunção.
Se a conjunção for subordinativa, a oração principal chama-se SUBORDINANTE e todas as outras (que se iniciam por uma conjunção) são SUBORDINADAS e tomam o nome dessas conjunções.
Exemplo de conjunção:
COORDENATIVA CONCLUSIVA;
Chove torrencialmente, / portanto não vou sair.
1ª ORAÇÃO: coordenada
2ªORAÇÃO: coordenada conclusiva.