Produza um texto sobre o processo de abolição da escravatura ocorrida durante o II Reinado (1840 - 1889), explicando o interesse inglês em defender o fim do trabalho escravo,
O aluno ainda deverá relacionar a abolição da escravidão como a Lei de Terras (1850), explicando porque tal lei foi criada justamente no mesmo ano que a Lei Eusébio de Queirós.
Para finalizar o texto, o aluno deverá também apontar a saída encontrada para solucionar a falta de mão de obra deste período e a situação do negro após o fim da escravidão
Respostas
Resposta:
As leis abolicionistas são como conhecemos a legislação que promovia a emancipação dos escravos de maneira gradual, elas foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888). As leis aprovadas nesse período foram a Lei dos Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885). Ambas foram resultado da movimentação dos abolicionistas, assim como da reação de escravocratas.
Acesse também: Entenda o funcionamento da política brasileira no Segundo Reinado.
Explicação:
O tráfico de escravos era essencial para atender a alta demanda por escravos no Brasil, e com a sua proibição, a tendência era que a população de escravos fosse reduzindo-se gradativamente até a abolição acontecer, uma vez que não haveria a renovação dessa. Ainda assim, os escravocratas fizeram de tudo para que essa transição fosse o mais lenta possível.
As leis abolicionistas, portanto, estão, em parte, dentro desses esforços de impedir que a abolição acontecesse de maneira imediata e irrestrita e de promover determinados avanços para conter a força do abolicionismo.
Espero ter ajudado, bons estudos!