• Matéria: Sociologia
  • Autor: giseligoes910
  • Perguntado 4 anos atrás

PRA HOJE POR FAVOR

1- Diferencie o CONCEITO DE IDEOLOGIA proposto pela Filósofa Marilena Chauí do conceito do Filósofo e Economista Karl Marx.
Argumente sua resposta com exemplos , estudos de caso, etc.


2- Faça uma síntese sobre o pensamento dos Filósofos Antônio Gramsci (1891-1937 ) e Pierre Bourdier ( 1930 -2002). Como analisam os conceitos de Cultura, Ideologia e o que seria o conceito de Hegemonia proposto por Gramsci.


3- Explique o conceito de Indústria Cultural e as ideias principais de seus criadores, Max Horkheimer ( 1895-1973) e Theodor Adorno (1901 - 1969).


4- Diferencie Cultura de Massa , Cultura Popular e Cultura Erudita.


5- Explique a importância da Antropologia como uma Ciência Social que estudou e se dedica até hoje ao estudo da Cultura. Nessa questão você deverá pesquisar os conceitos de CULTURA, CIVILIZAÇÂO, DETERMINISMO CULTURAL, DETERMINISMO BIOLÓGICO, DETERMINISMO GEOGRÁFICO e as várias ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS. Para responder essa questão será necessário pesquisar com mais empenho e responder com mais embasamento para fazer a conclusão sobre a grande importância dos estudos Antropológicos relativos à cultura.


5- Diferencie Cultura de Massa , Cultura Popular e Cultura Erudita.

Respostas

respondido por: gabigarciagloria
1

Resposta:

1- Diferencie o CONCEITO DE IDEOLOGIA proposto  pela Filósofa Marilena Chauí   do conceito do Filósofo e Economista Karl Marx.

Argumente sua resposta com exemplos , estudos de caso, etc.

Karl Marx conceituou Ideologia como um sistema de pensamento, ou seja, uma forma de conceber o mundo que abrange, principalmente, os seus aspectos sociais (relações entre os homens e a sua atividade); "Visão do mundo", isto é, produto e reflexo de uma época e de uma sociedade, mais especificamente de grupos sociais reais, estratos e classes, expressando os seus interesses, a sua atividade e o seu papel histórico; Não seria, para este pensador, um sistema de pensamento neutro, pois para ele a ideologia teria uma função que é a de legitimar, justificar e contribuir, ou para a manutenção da ordem social existente, ou para a sua transformação. Marx compreende a ideologia como uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Nessa divisão, surgiriam os ideólogos ou intelectuais que passariam a operar em favor da dominação ocorrida entre as classes sociais, por meio de idéias capazes de deformar a compreensão sobre o modo como se processam as relações de produção. Neste sentido, a ideologia (enquanto falsa consciência) geraria a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante

Para Chaui, quando um pensamento não procura se debruçar sobre experiências novas, quando não procura pensar o que ainda não foi pensado, e não ousa dizer o que ainda não foi dito, ele não é, de fato, um pensamento: ele é uma ideologia.

2- Faça uma síntese sobre o pensamento dos Filósofos Antônio Gramsci (1891-1937 ) e Pierre Bourdier ( 1930 -2002). Como analisam os conceitos de Cultura, Ideologia e o que seria o conceito de Hegemonia proposto por Gramsci.

Hegemonia cultural é um conceito formulado por Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado, o que se manifesta, por exemplo, quando os interesses da alta burguesia de um país são identificados aos interesses de toda a sociedade do país ou quando a historiografia se concentra apenas em grupos ou indivíduos de elite.

3- Explique o conceito de Indústria Cultural  e  as ideias  principais de seus criadores, Max Horkheimer ( 1895-1973) e Theodor Adorno (1901 - 1969).

A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. ... Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência.

4- Diferencie Cultura de Massa  , Cultura Popular e Cultura Erudita.

A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. Ela é veiculada nos meios de comunicação de massa e é apreciada por ela. ... A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados

Explicação:

Perguntas similares