Os princípios e as convenções contábeis são utilizados no mundo todo. Nos EUA são apresentados como Gaap (Generally Accepted Accounting Principles), no Reino Unido e em muitos outros países são chamados de práticas contábeis geralmente aceitas. Segundo Salim (2017, p. 94), eles “são um conjunto de postulados, princípios e convenções que visam um tratamento contábil uniforme. Com isso, orientam a prática contábil, assim como servem de guia para os trabalhos de auditoria”.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta uma convenção contábil:
A.
Convenção da entidade.
B.
Convenção da continuidade.
C.
Convenção do registro pelo valor original.
D.
Convenção da objetividade.
E.
Convenção da competência.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
Convenção da Objetividade.
Estabelece que o profissional contábil deverá sempre escolher o procedimento mais adequado, portanto, o mais objetivo, ao descrever um evento que impacte diretamente no patrimônio da entidade. O contador deverá sempre ser objetivo em suas escolhas, pois quando efetua uma escrituração de um fato, ele precisa alicerçar-se de elementos objetivos, visando tirar o máximo possível de subjetividade no lançamento contábil.
Resposta:
D. Convenção da objetividade.
Explicação:
Dentre as convenções contábeis temos a convenção da objetividade; sendo assim, as alternativas que trazem entidade, continuidade, registro pelo valor original e competência estão erradas, pois não são convenções, mas sim princípios contábeis.