• Matéria: Geografia
  • Autor: andreyrocha200413
  • Perguntado 4 anos atrás

06- (FGV-SP) Empresa de Alimentos que integra uma corporação mundial fundada em 1818, na Holanda, opera no Brasil desde 1905, atuando em 14 estados localizados no Sul, Centro-Oeste, Sudeste (exceto RJ) e parte do Nordeste. Possui fábricas, moinhos, silos e terminais portuários, empregando diretamente cerca de 7000 colaboradores. Em 2001 seu faturamento anual foi de R$ 6,2 bilhões. Com base em seus conhecimentos sobre as transformações no espaço agrário brasileiro nas últimas décadas, pode-se inferir que a empresa mencionada no texto está associada à(s):

1 ponto

a) grande variedade climática do país, característica que tem aberto novos mercados regionais em função da maior dispersão da produção agrícola, favorecendo a instalação de grandes conglomerados multinacionais do setor alimentício.

b) políticas governamentais para o desenvolvimento do setor agropecuário no país, adotadas no Plano de Metas da década 50, o que favoreceu a entrada de empresas multinacionais que homogeneizaram as condições de produção em grande parte do território brasileiro.

c) desconcentração da indústria, representando uma verdadeira “industrialização do campo”, devido a instalação de unidades industriais nas áreas de produção agrícola, que fornecem implementos e geram empregos para mão de obra local.

d) expansão da cultura de soja, formando um grande Complexo Agroindustrial envolvendo produtores e grandes empresas multinacionais que atuam desde o fornecimento de sementes e implementos agrícolas até a colheita, o processamento e a exportação do produto.

e) internacionalização do setor agropecuário, a partir da abertura econômica promovida pelos governos neoliberais na década de 1990, permitiu a entrada de várias empresas multinacionais interessadas na exploração direta da produção agrícola, formando Complexos Agroindustriais.

Respostas

respondido por: canalflorentino
2

Resposta:

Letra D

Explicação:

Perguntas similares