6 - Análise a escolha lexical (de vocabulário) da carta.
a) Para evitar repetições de uma pessoa, adoentado e acidentado, quais palavras foram usadas no parágrafo 3?
b) Quais palavras foram empregadas no parágrafo 4 para indicar que o serviço público oferecido a animais é insuficiente?
c) Explique como, no parágrafo 5, os adjetivos que acompanham a expressão veterinários particulares torna-se argumentos em defesa da causa da advogada.
Respostas
Resposta:
6. Analise a escolha lexical (de vocabulário) da carta.
a) Para evitar a repetição de uma pessoa, adoentado e acidentado, quais palavras foram usadas no parágrafo 3?
As palavras aqueles, doente e atropelado, respectivamente.
b) Quais palavras foram empregadas no parágrafo 4 para indicar que o serviço público oferecido a animais é insuficiente?
As palavras apenas e só.
c) Explique como, no parágrafo 5, os adjetivos que acompanham a expressão veterinários particulares tornam-se argumentos em defesa da causa da advogada.
As palavras raríssimos e heroicos sugerem que os profissionais que se dedicam a ajudar os animais necessitados são exceções, o que confirma a ideia de que é preciso conseguir ajuda das faculdades.
a) As palavras usadas para evitar a repetição desses termos foram:
- "uma pessoa" => aqueles;
- "adoentado" => doente;
- "acidentado" => atropelado.
b) As palavras que sugerem insuficiência desse serviço público são "apenas" e "só".
c) O uso dos adjetivos "raríssimos" e "heroicos" para se referir aos veterinários particulares indica que são poucos os veterinários envolvidos na causa, o que funciona como argumento para defender a ampliação do serviço público de veterinária.
Escolha lexical
Trata-se de escolha de palavras para a construção do texto. A sua utilidade não é apenas evitar repetição, mas também evidenciar o ponto de vista do autor e servir, em alguns casos, como argumento para reforçar um posicionamento.
Mais sobre escolha lexical em:
https://brainly.com.br/tarefa/21389629
#SPJ2