A diversidade na sociedade, seja de raças, de línguas, de níveis sociais é algo histórico no país. Ela tem suas raízes, como já estudado, no processo colonizatório, à medida que se tomaram as terras pertencentes aos nativos aqui existentes, antes da chegada dos portugueses. Não diferentemente, houve o processo de escravização do negro. Assim sendo, houve o assujeitamento de duas etnias: a indígena e a africana. Desse modo, com a libertação dos escravos e a tomada de consciência, ao longo da história, dos direitos humanos, percebeu-se a necessidade de integrar os diferentes povos que concorreram para a formação do povo brasileiro, entre estes os negros, os indígenas, com os quais se fala hoje que o país tem uma dívida social. Nesse sentido, além da questão étnica, na sociedade, muitos outros fatores concorrem para a formação da diversidade: a questão religiosa, a orientação sexual etc., o que faz com que a sociedade seja plural, diversa. E, por isso, fala-se que a diversidade é algo salutar, importante. Explique a importância da diversidade.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição.
sergiopere1982:
Sociedade é formada por diferentes classes, etnias, modos de viver, tipos humanos etc., modo que alguns colocam-se em uma relação de superioridade em relação aos demais, criando, assim, relações de poder, exclusão de uns em detrimento de outros. Campo educacional, pode-se trabalhar de modo que estas barreiras, as desigualdades, sejam superadas, de forma que é criada a consciência de que todos são iguais. Contribui para uma solução, em parte, das grandes desigualdades sociais existentes no país
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás