Respostas
Resposta:
Todo o excesso de calorias ingeridas na dieta, se não for gasto pelo corpo, será armazenado em células chamadas de adipócitos. Para que esse armazenamento aconteça, é necessário que as moléculas de proteínas, carboidratos ou lipídeos excedentes da dieta se transformem em moléculas chamadas de triglicérides, que são então armazenadas nos adipócitos e constituem a nossa reserva energética. Esse processo de armazenamento é facilitado pela enzima fosfodiesterase.
Por outro lado, para eliminar essa energia armazenada em forma de gordura, o corpo utiliza um princípio básico: essas reservas só serão queimadas se o consumo de energia for maior do que a ingestão de calorias. Em outras palavras, ou você faz uma dieta equilibrada para queima de gordura ou aumenta o consumo de energia, como, por exemplo, com a prática de exercícios físicos. Porém, esse processo não garante que a energia consumida e a gordura a ser eliminada sejam nas áreas indesejadas de acúmulo como culote, abdômen, coxas, braços, entre outras, e sim onde o corpo achar mais fácil e mais rápido a obtenção de energia.
Então como eliminar a gordura localizada de forma eficiente?
A tecnologia na área cosmética está muito avançada e traz uma solução para esses casos. Nos produtos tópicos, a principal estratégia para a redução da gordura localizada é inibir a atividade da enzima fosfodiesterase pelas seguintes razões:
Ela é responsável pelo processo de armazenamento de gordura nos adipócitos.
Ela converte o cAMP (molécula importante na comunicação celular e no processo de quebra de gorduras) em sua forma inativa.
Há um aumento da atividade da enzima HS Lipase, que tem a função contrária à da fosfodiesterase, estimulando a quebra das moléculas de triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol, e liberando essas moléculas para serem consumidas em forma de energia.
Portanto, para remover a gordura localizada no abdômen, por exemplo, o mais indicado é usar produtos que estimulem a eliminação dos triglicerídeos nos adipócitos locais. Para que um cosmético consiga esse efeito, é preciso que contenha ativos capazes de estimular o esvaziamento dos adipócitos, reduzindo assim o tamanho das células de gordura e, ao mesmo tempo, inibindo a hiperplasia, que é a transformação de outras células em adipócitos, o que evita o efeito sanfona.
Quer saber mais sobre os ativos e produtos que têm a função bloqueadora da enzima fosfodiesterase e que promovem a redução da gordura localizada de forma eficiente? Então confira a matéria abaixo:
Cosméticos e ativos para eliminar a gordura localizada
Uma das principais queixas, principalmente das mulheres, é aquela gordurinha insistente que fica localizada na região do abdômen, do quadril e da coxa, que mesmo com dietas é difícil de ser eliminada. Porém, entre as várias dificuldades em se obter um produto eficaz para a redução de medidas, está a pele, pois ela é a principal barreira que impede a permeação dos ativos lipolíticos até as células adiposas. Além disso, hoje se sabe que, além de um produto que atue apenas no esvaziamento do adipócito (lipólise), é preciso também que o produto aja na principal causa do acúmulo de gordura, isto é, a hiperplasia e a diferenciação de células em adipócitos.
Um dos ativos mais conhecidos para a queima de gordura localizada é a cafeína. Trata-se de um inibidor competitivo da enzima fosfodiesterase, o que quer dizer que, quando a cafeína está presente, tem-se a diminuição da atividade dessa enzima, e menos moléculas de gordura são armazenadas nos adipócitos. Paralelamente a isso, aumenta-se a concentração de cAMP cíclico, estimulando a quebra das moléculas de triglicerídeos já armazenadas em ácido graxo e glicerol, diminuindo, assim, a espessura do tecido adiposo e, consequentemente, a gordura no local de aplicação de produtos que contenham a cafeína.
Outro ativo revolucionário para a redução de medidas é o Lipoxyn®, um peptídeo derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGFβ) que possui quatro mecanismos de ação que estimulam as citocinas a iniciarem o processo de lipólise, impedindo a transformação de células primárias ou de outras células da pele em adipócitos e dificultando o novo armazenamento de gordura. Todos esses mecanismos resultam na prevenção da hiperplasia e da hipertrofia do tecido adiposo, diminuindo assim o efeito sanfona comum em processos de emagrecimento e perda de peso.
A linha Pro Vegetal Alpha Redux Coffee conta com os benefícios desses dois poderosos ativos, tendo o diferencial de possuir sistemas de liberação por vetores, lipossomas ou nanocápsulas, o que garante que esses ativos consigam permear e penetrar na pele até as células adiposas, no seu sítio de ação.
Praticar qualquer atividade física, já pode ajudar a estimular o metabolismo e a queima de gordura , mas para combater a gordura visceral o ideal é praticar exercícios aeróbicos e treinos que forcem o abdômen, como abdominais e prancha.