Nesse texto, entende-se que as mães devem contratar profissionais para orientação sobre amamentação. criar uma impressão digital para o recém-nascido. guardar os prontuários médicos pelo prazo de dezoito anos. providenciar um alojamento para o recém-nascido no ambiente hospitalar. ser recordadas sobre as intercorrências do desenvolvimento do bebê.
Respostas
Resposta:
ser recordadas sobre as intercorrências do desenvolvimento do bebê.
Explicação:
O texto que se refere à questão sobre estabelecimentos de atenção à saúde das gestantes está presente na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 relacionada com o Estatuto da Criança e do Adolescente apresentando os seguintes dizeres:
[...] Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;
II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;
III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;
IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;
V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.
VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente. (Incluído pela Lei nº 13.436, de 2017)
Dentre as alternativas apresentadas, a alternativa que se encaixa melhor nas delimitações da lei está presente na LETRA D.
CONCEITOS RELACIONADOS COM ASSISTÊNCIA DE SAÚDE ÀS GESTANTES
A assistência de saúde às gestantes está relacionada com o chamado ciclo gravídico-puerperal, no qual são prestadas todas as orientações e assistências que possam ajudar no pleno desenvolvimento do bebê que esperam.
Neste sentido, é importante que os estabelecimentos de saúde de todos os tipos desde os consultórios médicos até hospitais tenham a devida estrutura para o atendimento que este tipo específico de cliente exige.
PRINCIPAIS DESTAQUES NA ASSISTÊNCIA DE SAÚDE ÀS GESTANTES
Na assistência de saúde às gestantes, existem alguns destaques que devem ser mencionados quando se pensa nos componentes a serem oferecidos por estabelecimentos de saúde como os seguintes:
- A equipe de saúde, em seus diferentes componentes, devem realizar as devidas orientações sobre amamentação à gestante ajudando nas primeiras tentativas;
- Garantir a devida assistência que o recém-nascido exige como registro de nascimento e realização dos procedimentos para obter impressão plantar;
- Informar, de maneira completa, os cuidados completos que a gestante deve realizar e as intercorrências possíveis no desenvolvimento do bebê.
Para saber mais sobre legislação de assistência à saúde das gestantes: https://brainly.com.br/tarefa/20091495